Cotidiano

Poucos se interessam em imunizar-se

Apenas 12.128 pessoas das mais de 57 mil que devem tomar a vacina contra Influenza A procuraram os postos de vacinação na Capital

Iniciada no dia 15 de abril deste ano, a campanha de vacinação contra o vírus da Influenza A (H1N1) registrou, até o momento, apenas 12.128 imunizações de pessoas do público prioritário. O número representa 21% do total de 57.800 que pessoas são alvos da ação, sendo considerado baixo pelas autoridades de saúde.

“Esse percentual nos preocupa bastante, já que a campanha se estenderá até o dia 20 maio. Não medindo esforços para ajudar no enfrentamento essa epidemia, o Município está disponibilizando as vacinas e todas as unidades de saúde estão mobilizadas, mas, infelizmente, o público-alvo não está comparecendo como deveria”, afirmou a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Roberta Calandrini.

Foram disponibilizadas cerca de 66 mil doses da vacina, quantitativo este que foi distribuído em todas as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Capital. Fazem parte do público-alvo crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, mães que tiveram bebês até 45 dias, idosos acima de 60 anos, pacientes com algum tipo de doença crônica não transmissível e profissionais de saúde.

“A nossa meta é vacinar 80% do público-alvo da campanha. Desse percentual de 21%, nós temos a fraca adesão de gestantes e crianças. Então, é muito importante que a população que está inserida nesse grupo de risco procure as unidades básicas de saúde para receber a vacina, pois ela é o método mais eficaz de evitar complicações e até óbito por conta da gripe”, destacou.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que cerca de 1,2 bilhões de pessoas apresentam elevado risco para complicações da influenza, sendo, deste total, 385 milhões idosos, 140 milhões de crianças 700 milhões para os demais grupos.

Para a servidora pública Tiane Gomes, mesmo Boa Vista não estando com risco máximo para a doença, é importante manter-se em alerta em relação a H1N1. “A importância da vacinação é justamente prevenir contra a doença. Eu tenho uma filha pequena e já estou me antecipando, porque geralmente as crianças têm a imunidade mais frágil que a dos adultos. Então elas ficam mais vulneráveis à doença. Se todas as pessoas tiverem consciência e cuidarem de seus pequenos, muitas delas vão sair bem disso”, salientou.

Dia D contra gripe será neste sábado

Neste sábado, dia 30, será realizado, em todo o País, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Boa Vista, segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, serão disponibilizados 29 pontos de vacinação. O horário de atendimento para a população será das 08h às 12 horas e de 13h às 17 horas.
Veja abaixo os pontos de vacinação: