O bairro Jardim das Copaíbas, na Zona Sul, já existe há quase 20 anos e os moradores denunciam que o local não tem infraestrutura básica, como água encanada, asfalto, transporte público e energia elétrica regular. Segundo eles, as famílias precisam construir poços para obter água. Para trabalhar ou levar os filhos à escola, necessitam caminhar até o bairro vizinho, Raiar do Sol, na zona Oeste, para pegar um ônibus ou táxi- lotação.
Um segurança que mora no bairro relatou que os moradores que não possuem poço precisam, todos os dias, buscar água em garrafas ou outro tipo de recipiente para fazer comida, lavar roupa e tomar banho. “É muito precária a situação que a gente vive aqui. As autoridades nos esquecem e só aparecem em época de campanha política prometendo, mas nunca fazem nada”, disse.
Os moradores se organizaram e fizeram vários abaixo-assinados e encaminharam-nos aos órgãos municipais e estaduais, mas não obtiveram resposta. Além da falta de estrutura, eles enfrentam a fumaça de uma carvoaria que, segundo eles, seria irregular.
Uma dona de casa disse que algumas crianças até adquiriram pneumonia por conta da fumaça provocada pela carvoaria. “Há dias está insuportável e temos que ficar com as portas e janelas fechadas, sentindo calor, por causa da forte fumaça que invade nossas residências”, frisou.
PREFEITURA – A Folha entrou em contato com a Secretaria Municipal de Comunicação Social para questionar a respeito dos problemas relatados pelos moradores do bairro, mas, até o fechamento da matéria, a Prefeitura não se pronunciou.
CAER – A Folha também entrou em contato com a Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer) para questionar se há previsão de instalação do sistema de abastecimento de água para o bairro, mas, até o encerramento desta matéria, não houve retorno. (T.C)
Cotidiano
Moradores não têm sequer água encanada
O bairro Jardim das Copaíbas foi criado há cerca de duas décadas e não dispõe de infraestrutura básica