Esporte

Ultramaratonista realiza desafio de 12h em BV

Considerado como “super-humano” por canal estadunidense, o atleta corre pelo mundo para ajudar as crianças do hospital GRAACC, de São Paulo

Três anos depois, Carlos Dias “Ultra” está de volta a Boa Vista. Neste sábado, 30, o ultramaratonista de 43 anos realiza a nona etapa do “Desafio 12 Horas das Capitais 2016”. O evento visa ajudar as crianças do hospital GRAACC, de São Paulo. A instituição é referência na América Latina no combate ao câncer infanto-juvenil.

Serão 12 horas de caminhada e corrida com o ultramaratonista, que foi considerado pelo criador do super-herói “Homem Aranha” como “super-humano”, em documentário exibido pelo canal estadunidense The History Channel. Neste sábado de desafio, haverá também uma corrida/caminhada de cinco quilômetros, sob a orientação de Carlos Dias, para aqueles que querem iniciar a prática de corrida.

Para participar do desafio ao lado de Carlos Dias em Boa Vista e ajudar a causa, o atleta interessado pode se inscrever na hora, ao custo de R$ 70,00, e receberá uma camiseta do evento. Parte das vendas das peças será doada ao hospital GRAACC.

A largada será às 8 horas, no Parque Anauá. Segundo o super-humano, “as pessoas podem correr quanto tempo quiser comigo, dez minutos, 30 minutos, uma hora ou se desafiar e ficar 12 horas”.

Mesmo com 60% de possibilidade de chuva neste sábado, Carlos Dias disse que vai cumprir o desafio. “Pode chover até granizo. Tenho que cumprir minha missão. Aliás, as crianças, com chuva ou sem chuva, estão lá no hospital lutando contra uma doença cruel. Eu não posso me dar o luxo de ter a desculpa de chuva, da dor, da distância, da família e a saudade do meu filho para fazer o desafio. Se eu quero ver uma mudança de postura nas pessoas, saio do discurso e parto para a atitude”, declarou.

Esta é a terceira vez que Carlos Dias realiza um desafio como este, em Boa Vista, onde já veio em 2011 e 2013. Desta vez, o atleta iniciou seu percurso no dia 5 de março, em Porto Alegre (RS), e passou por Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Manaus (AM) até chegar à capital roraimense. Daqui, segue rumo a Macapá (AP), Belém (PA) e Brasília (DF), e encerra seu desafio no dia 3 de setembro, no Rio de Janeiro.

O atleta já percorreu milhares de quilômetros pelo mundo. Entre os maiores feitos, estão 18.250 quilômetros percorridos pelo Brasil, 5.130 quilômetros em 50 dias atravessando os Estados Unidos, além de participar de ultramaratonas extremas no Deserto do Saara na Antártida.

APOIO – Em Boa Vista, o atleta conta com o apoio da academia New Gym e da fisioterapeuta Deysdre Amorim Franco.