Cotidiano

Gestantes recebem sessão de pilates em unidade básica de saúde

As sessões ocorrem sempre nas manhãs das quintas-feiras, no Centro de Saúde Silvio Botelho

Canseira e enfado são desconfortos amenizados para as gestantes que se submetem ao pré-natal no Centro de Saúde Silvio Botelho, localizado no Bairro dos Estados. As fisioterapeutas Sara Matos Alves e Danielly Buchner atendem às interessadas com sessões de pilates que ocorrem sempre nas manhãs das quintas-feiras.

O pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

De acordo com Sara, a prática do pilates durante a gestação é de primordial importância, porque permite o controle de algumas patologias próprias desse período, como as dores de coluna e a prevenção de outras doenças, como a incontinência urinária.

Além de auxiliar na hora do parto, a prática do exercício previne o diabetes e também um dos maiores perigos que uma gestante passa a partir da 20ª semana: o conhecido pré-eclâmpsia – transtorno da gravidez caracterizado pelo aumento da pressão arterial, inchaço das mãos e rosto (edema) e liberação de proteínas na urina (proteinúria).

As sessões de pilates para grávidas no Centro de Saúde Silvio Botelho tiveram início no mês de fevereiro deste ano. As fisioterapeutas atendem em grupos de quatro gestantes por sessão, sempre a partir das 8h15 das quintas-feiras. O trabalho é oferecido a todas as gestantes que se submetem ao tratamento pré-natal na unidade de saúde.

Com informações da Prefeitura de Boa Vista.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.