Termina hoje (4) o prazo para que interessados em votar nas Eleições Municipais de 2016 regularizem a sua situação eleitoral. Os cartórios eleitorais tanto na capital quanto no interior receberão as pessoas até às 15 horas.
Por conta do fim do prazo, os cartórios estão lotados com filas enormes. Na 1ª Zona Eleitoral, na Avenida Santos Dumont, por exemplo, a fila já chega quase na esquina com a Avenida Ville Roy. Logo após a abertura das portas, a Polícia Militar precisou ser chamada para conter os ânimos de alguns eleitores, que queriam ser atendidos com rapidez.
Segundo o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Aluízio Vieira, o movimento nos últimos dias de alistamento foi intenso. “Hoje, em especial, o movimento será bem maior, pois é a última data para alistamentos e transferências, conforme prevê a legislação eleitoral”, disse.
Ele informou que, por conta da grande procura, um pouco antes das 15 horas serão distribuídas senhas para que todos sejam atendidos. “As pessoas que chegaram até às 15h receberão a senha e serão atendidas”, explicou.
Quem não regularizar a situação eleitoral, pode ter problemas. No caso do voto obrigatório, a pessoa tem algumas restrições de direitos civis, como proibição de tirar passaporte e outros documentos e tomar posse em concurso público. No caso de voto facultativo, perde-se apenas o direito ao voto.
Adolescentes que completam 16 anos até o dia 2 de outubro de 2016, data do 1º turno das eleições deste ano, podem se alistar também. Quem mudou de endereço, também precisa regularizar a situação eleitoral. Portadores de necessidades especiais também devem requerer até hoje seção eleitoral especial.
Na fila da 1ª Zona Eleitoral, muitas pessoas não tinham os documentos necessários para o alistamento ou transferência: documento de identificação com foto atualizada e comprovante de residência. “Tem eleitor de 17 anos que tem identidade com foto de quando era criança, o que dificulta a identificação”, comentou Vieira.
LOCAIS DE ATENDIMENTO
Em Boa Vista, quem mora a partir do bairro Pricumã em direção ao Centro, deve se deslocar até a 1ª ZE, localizada na avenida Santos Dumont, n.º 760, São Pedro. Quem mora a partir do bairro Buriti, em direção à zona oeste, deve procurar a 5ª Zona Eleitoral (ZE), na avenida Nazaré Filgueiras, n.º 2077, Pintolândia.
Nos municípios de Caracaraí (2ª ZE), Alto Alegre (3ª ZE), São Luiz do Anauá (4ª ZE), Mucajaí (6ª ZE), Pacaraima (7ª ZE) e Rorainópolis (8ª ZE), o atendimento ocorre no respectivo cartório eleitoral. Em São João da Baliza, a equipe da Justiça Eleitoral está atendendo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Casa da Família.
No Cantá, os eleitores são atendidos na escola José Aureliano da Costa; em Bonfim, o posto de atendimento é no Fórum Ruy Barbosa; em Normandia, na escola Mariano Vieira; no Amajari, a escola Ovídio Dias de Souza; e no Uiramutã, na escola Joaquim Nabuco.