Cotidiano

2º Batalhão da PM fica com 3 viaturas para atender ocorrências em 24 bairros

Área de cobertura do 2° Batalhão abrange a subárea da zona Oeste de Boa Vista, com aproximadamente 131 mil habitantes

A área de atuação dos policiais do 2º Batalhão da Policia Militar de Roraima (2º BPM/RR), na zona Oeste, a mais populosa da Capital, está comprometida devido ao reduzido número de viaturas do programa Ronda no Bairro. Segundo denúncia de um servidor do 2º BPM, das doze viaturas que atendiam inicialmente na área, apenas três estavam operando na terça-feira, 03.

Ele disse que a falta de viaturas se dá devido a não realização de reparos e, quando a manutenção é feita, as viaturas não são mais devolvidas ao Batalhão. “As poucas viaturas que estão indo para a empresa Exclusiva, responsável pela manutenção e reparos das viaturas, não retornaram para o 2º Batalhão e foram direcionadas para outro local”, afirmou o denunciante.  

A Folha foi até a empresa Exclusiva e falou com um dos encarregados sobre a movimentação de viaturas no local. Sem se identificar, ele afirmou que, em média, passa de três a cinco viaturas por dia na oficina e que logo são devolvidos os veículos revisados.

GOVERNO – Por meio de nota, o Governo do Estado informou que a Polícia Militar dispõe atualmente de viaturas distribuídas nas unidades operacionais da Capital e do interior, mas não informou quantas viaturas estão em operação na área do 2º BPM e em quais municípios, como foi questionado em e-mail enviado pela Folha, inclusive foi indagado se o governo tinha ciência do reduzido número de viaturas no 2º BPM.

Segundo o subcomandante de Policiamento da Capital, coronel Paulo Roberto Macêdo, a área o 2° Batalhão abrange a subárea da zona Oeste da cidade que compreende 24 bairros e tem uma média de 131 mil habitantes.

O governo afirmou ainda que, quando há dano ou necessidade de manutenção em alguma viatura, o veículo é entregue à empresa para que seja reparada. A empresa então substitui a viatura por outra para que o serviço de policiamento ostensivo não seja prejudicado.

Afirmou que, assim que a viatura danificada é consertada, ela volta novamente para as ruas. “Quando a viatura não é substituída, é descontado o valor das diárias que seriam pagas à empresa pelo tempo que a viatura estiver parada. É assim que funciona, conforme o contrato assinado com a empresa prestadora do serviço”, destacou.

Ressaltou que as atividades de policiamento ostensivo não estão sofrendo alteração alguma por conta de manutenção de viatura, pois além dos veículos do Programa Roda no Bairro, a PM também conta com veículos que realizam policiamento por meio de rádio patrulhamento, de guarda e escolta, policiamento montado, de motocicleta, de bicicleta, e a pé, além dos policiamentos preventivos, que contam com a equipes da Polícia Comunitária e monitoramento do Programa “Crack é possível vencer”.

Disse ainda que o convênio das 30 viaturas do programa Ronda no Bairro foi prorrogado por mais 90 dias. O aditivo do contrato assinado com a empresa prestadora do serviço tem período de validade de 1º de abril a 30 de junho de 2016, cujo valor é de R$ 890.622,00.

Informou que o processo de compra para aquisição das 50 novas viaturas está em fase de conclusão e o prazo de prorrogação do convênio será o suficiente para conclusão do processo de compra dos veículos que darão suporte no policiamento ostensivo, efetuado pela PM. (R.R)