Fiéis católicos de Roraima terão a oportunidade de recepcionar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que chegará na Capital na próxima terça-feira, 10. Esta será a primeira vez que o Estado receberá a réplica perfeita daquela que é considerada a Padroeira do Brasil.
De acordo com o pároco da Igreja de Nossa Senhora da Consolata, Padre Revislande Araújo, a ação marca o início de uma série de atividades comemorativas dos 300 anos da aparição da imagem da santa, que será comemorada no ano que vem. “Para comemorar esse acontecimento, a igreja católica determinou que todas as dioceses do País recebam a imagem jubilar de comemoração dos 300 anos da aparição da Mãe Aparecida”, disse.
Para isso acontecer, os bispos de cada Diocese são chamados para receber a imagem peregrina no Santuário de Aparecida, em Aparecida do Norte (SP). “No caso de Roraima, a pessoa responsável por receber essa imagem seria o nosso administrador diocesano, padre Carlos Dalospedale, no entanto, ele me nomeou para essa missão de fé. A nossa chegada ao Santuário será agora, no dia 09 de maio”, afirmou.
Representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria, Nossa Senhora da Conceição Aparecida não recebeu o título de Padroeira do País por acaso. Sua importância dentro da fé católica começou em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso encontram, durante uma pescaria, a imagem de uma santa. Na época, eles foram encarregados de buscar alimento para a realização de uma festa em homenagem a Dom Pedro de Almeida, importante autoridade na época.
Naquele período, o local estava fora da temporada de pesca e, após rezarem para a imagem, misteriosamente os peixes comeram a aparecer em grande fartura. De lá para cá, vários milagres atribuídos à santa foram surgindo e, em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI, Nossa Senhora Aparecida recebeu o título de Padroeira do Brasil.
PROGRAMAÇÃO – O Padre Revislande disse que a recepção da imagem jubilar de Aparecida terá transmissão ao vivo da Rede Aparecida de Televisão (TV Aparecida). No dia 10, a igreja realizará uma recepção às 17 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Consolata, no bairro São Vicente, zona Sul. De lá, a imagem será transladada para a Igreja de Aparecida, no bairro Aparecida, zona Norte, às 18 horas.
“As pessoas poderão ter a oportunidade de vivenciar uma experiência de fé nunca vista antes. Uma, porque ela visitará todos os cantos da Diocese de Roraima. Outra, é que esta será a primeira vez que a imagem passa pelo Estado, dando maior significado para os fiéis, já que se trata da padroeira principal do Brasil”, frisou.
Ele ressaltou que no dia 15, data em que serão realizadas as comemorações de Pentecostes, a Diocese fará uma grande celebração no Parque Anauá. De lá, a imagem seguirá em caravana para a Catedral Cristo Redentor, no Centro, onde ficará exposta para visitação pública. Ao término da programação, a réplica segue para outras localidades do País.
“É uma réplica perfeita da original, que vai proporcionar a muitos fiéis, que muitas vezes não podem ir ao Santuário de Aparecida do Norte, chegar perto da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a possibilidade de reafirmar seus votos de fé cristã naquela que é a mãe de todos os brasileiros”, ressaltou. (M.L)