Cotidiano

Produtores relatam perigo com pontes que podem desabar e temem isolamento

O inverno chegou com maior intensidade na região Sul do Estado, o que tem sido motivo de preocupação de cerca de 40 famílias que moram na Vicinal 24, do Município de São João da Baliza, devido à situação precária de, pelo menos, quatro pontes sobre rios e igarapés da região.

Segundo o comerciante Adelson Luiz Wendling, seus pais que moram na vicinal têm informado das dificuldades em transitar pelas pontes que estão prestes a cair, sem condições de tráfego para veículos e pedestres.  “A cada dia, as coisas se complicam com as fortes chuvas que caem na região. As pontes estão em avançado estado de deterioração e completamente destruídas”, afirmou.

Ele mostrou fotos e vídeos feitos das pontes, os quais mostram o perigo que estudantes estão submetidos ao tentarem atravessar a ponte a pé, já que o transporte não consegue mais passar, para tentar chegar à escola. O vídeo mostra o momento em que um caminhão da Companhia Energética de Roraima (Cerr) tenta passar por uma ponte e desiste de seguir viagem, devido à precariedade da ponte.

“Ficamos prejudicados pela falta dessa ação. Era para trocar seis postes da vicinal, que está sem emergia, mas não tiveram como passar e deixaram de executar o serviço”, disse ao ressaltar que a situação destas pontes já foi denunciada para a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), a cerca de dois meses e nada foi feito.

“O problema é que antes foram feitos desvios pelos leitos dos rios e que agora, com as chuvas, estão cheios. Os moradores, principalmente os estudantes, estão se arriscando tentando passar. Queremos que o governo venha ver essa situação e resolva esse problema antes de acontecer algo pior e ficarmos isolados do resto do Estado, prejudicando as famílias e a renda dos agricultores, que não poderão escoar sua produção”, frisou.

GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado informou que, com relação à recuperação de pontes na Vicinal 24 (SJB-345), em Baliza, a Seinf  já realizou o processo licitatório para a reconstrução e aguarda a liberação dos recursos do Orçamento para que sejam iniciadas as obras.

Informa também que serão reconstruídas pontes na Vicinal 29 (SJB-146), vicinais 10 (SLA-399) e 24 (SLA-321), em São Luiz do Anauá, beneficiando os moradores daquela região e melhorando a trafegabilidade e escoamento de produção. (R.R)