Polícia

Polícia prende duas toneladas de manga no posto do Jundiá

Na madrugada do sábado, cerca de duas toneladas de manga foram apreendidas no posto de fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), no posto do Jundiá, em Rorainópolis, região sul do Estado, a aproximadamente 120 quilômetros da divisa com o estado do Amazonas.

O motorista tentou passar despercebido pelos fiscais, inclusive pegando uma estrada paralela, mas o veículo foi parado pela polícia. Com a autuação, o motorista sofreu uma advertência e, caso seja reincidente no mesmo flagrante, será preso por desobediência à Lei.

Segundo o condutor do caminhão, a manga vinha do município de Normandia, região Leste de Roraima. A Aderr informou que os frutos produzidos nas localidades de Pacaraima, Uiramutã, Normandia e Bonfim estão proibidos, em razão da instrução normativa 09/2011 do Ministério da Agricultura, por serem hospedeiros da mosca da carambola. A praga oferece perigo ao Brasil, pondo em risco toda a fruticultura nacional, podendo fechar as exportações do País, que é o terceiro maior produtor de frutas do mundo.

“A Aderr vem trabalhando para liberar os plantios de manga do município de Boa Vista e uma ocorrência desta pode sacrificar o trabalho de quase 1 ano”, explicou o diretor de Defesa, Inspeção e Classificação Vegetal da Aderr, Luiz Cláudio Santos Estrella.

O último foco da mosca da carambola foi detectado em setembro de 2014, na Vila Martins Pereira, município de Rorainópolis. O Estado necessita de três ciclos de produção da fruta sem ocorrência da praga para que o transporte da fruta in natura para outros Estados seja autorizado. (J.B)