Equipes da Ouvidoria Cidadã, da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE/RR), visitaram moradores dos bairros Caranã, Cauamé, Asa Branca, Alvorada, Sílvio Leite, Pintolândia, Sílvio Botelho e Tancredo Neves, na zona Oeste da capital, ouvindo reclamações e sugestões. Dados da Ouvidoria apontam que, no mês de abril, foram 889 questionários preenchidos nestes bairros e a demanda mostrou que 55% estão insatisfeitos com a falta de segurança e rede de esgoto.
A informação foi prestada pelo ouvidor da ALE/RR, deputado Jorge Everton (PMDB), em entrevista ao programa Agenda Parlamentar na manhã deste sábado, pela Rádio Folha AM 1020. Os problemas apontados pela população servirão de base para que o parlamentar apresente indicações ao Executivo para providências urgentes.
“Percebemos a necessidade de tirar a ouvidoria de dentro da Assembleia e ouvir, além de reclamações e sugestões sobre a atuação da Assembleia, reclamações e elogios dos poderes executivos estadual e municipal, e do Poder Judiciário e levar essas reivindicações aos poderes e tentar resolver os problemas apontados”, disse.
Ele informou que o projeto ‘Ouvidoria Cidadã’ consiste na visita aos bairros de Boa Vista por equipes qualificadas que coletam sugestões, reclamações e até denúncias da população. “São demandas que o Governo do Estado estaria deixando de atender à sociedade e esta semana iremos fazer indicações para que o Executivo tome ciência destas reclamações da sociedade”, disse.
Everton ressaltou que a ideia da Ouvidoria Cidadã é passar nas residências e conversar com os moradores sobre o que eles gostariam que fosse mudado para melhorar a qualidade vida. A Ouvidoria serve também para aproximar a população do Poder Legislativo. O deputado explicou que inicialmente as equipes estão passando de casa em casa como uma forma de deixar o cidadão mais à vontade para se expressar e expor a opinião. Todas as informações coletadas são encaminhadas para a Ouvidoria e analisadas de acordo com cada demanda.
A população pode sugerir melhorias tanto no âmbito municipal quanto no estadual, como: cobranças para melhorar a educação, serviços de saúde, transporte público, e outros. As informações, após filtragem, são encaminhadas para cada órgão competente ao assunto. “Há casos em que uma reclamação de um cidadão pode se tornar uma indicação na Assembleia ou até mesmo ser transformada em um projeto de lei. Importante destacar que as equipes estão devidamente identificadas com camiseta e boné da Ouvidoria da ALE”, afirmou.
Outro ponto destacado pelo deputado é quanto à orientação de responsabilidade de cada ente federativo na resolução dos problemas, que seja municipal ou estadual. “Quando um cidadão nos procura, informando que uma ponte se quebrou e que gostaria que o prefeito resolvesse, nós recebemos sua sugestão e orientamos que o problema da ponte é de responsabilidade do Governo do Estado e que vamos encaminhar a reclamação.
Assim como se o problema, por exemplo, for coleta lixo, orientamos que isso é de responsabilidade da Prefeitura e da mesma forma vamos encaminhar a reclamação”, explicou.
Além da ‘Ouvidoria Cidadã’, que atua de forma itinerante, as pessoas também podem procurar a sala da Ouvidoria na ALE pela manhã, no horário de 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. Há ainda a opção de entrar em contato por meio dos telefones (95) 4009 5619 e o 99130 3394. (R.R)