Para dar ênfase às ações da Semana da Enfermagem em Roraima, que será iniciada nesta segunda-feira, o Sindicato dos Profissionais em Enfermagem de Roraima (Sindipref) e o Movimento Enfermagem em Roraima (Merr) promoveram, no sábado, 7, uma manhã especial voltada para a valorização dos profissionais que atuam dentro da saúde pública do Estado.
Com o tema “Enfermeiro cuidado é profissional valorizado”, a ação, realizada na sede do Sest/Senat, bairro Jardim Floresta, zona Oeste da Capital, ofertou vários serviços de saúde, como clínico geral, exames de vista, preventivos, palestras de orientação, estética, entre outros. Tanto enfermeiros e técnicos em enfermagem que prestam serviços às unidades de saúde quanto seus familiares puderam gozar das atividades oferecidas até as 17 horas.
“Essa é a nossa terceira ação de saúde voltada para os profissionais de enfermagem que é realizada pelo Sindipref e Merr, que a cada ano se fortalece em prol da assistência à saúde dos nossos profissionais em enfermagem. Nós sempre gostamos de enfatizar que o profissional, sendo bem assistido, irá progredir dentro da sua profissão, ajudar de forma positiva a instituição na qual trabalha, e principalmente prestar um ótimo serviço à população”, afirmou o presidente do Sindipref, Melquizedek Menezes.
De acordo com Menezes, cerca de 150 profissionais foram mobilizados na ação, que contou com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do próprio Sest/Senat. O presidente destacou ainda o empenho de todos os trabalhadores nos desafios diários da profissão.
“Essa é sempre uma luta contínua que todos os profissionais fazem questão de almejar. Prestar um bom serviço para a população é algo primordial na vida do enfermeiro ou do técnico em enfermagem, mas isso só é possível por meio da valorização, não só salarial, mas também de condições de trabalho. A gestão anterior do sindicato já vinha fazendo isso de forma brilhante e a gestão atual está dando continuidade a essas ações, porque quando o servidor é assistido, o retorno para a população é garantido”, disse.
Para o técnico em enfermagem Andreaza Borges, trabalhar a assistência ao profissional é primordial para o desempenho de atividades em prol do coletivo. “A gente não faz enfermagem se não tiver saúde, e a idealização desse evento foi com o objetivo de prestar assistência à pessoa que faz a saúde, que é a enfermagem. 67% da saúde roraimense é composta de auxiliares técnicos e enfermeiros, e nada mais justo que a gente oferecer essa ação de saúde para eles”, pontuou.
SEMANA DA ENFERMAGEM – Promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem em Roraima (Coren-RR) e Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a 22ª Semana de Enfermagem em Roraima terá como tema principal “A Comunicação como Instrumento de Cuidar”. A abertura oficial das atividades ocorrerá hoje a partir das 8 horas, no Centro de Ciências de Saúde (CCS) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), localizado no bloco do curso de enfermagem, no Campus Paricarana.
Além da UFRR, o evento tem o apoio do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Faculdade Roraimense de Ensino Superior (Fares), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Roraima (Senac-RR) e Hospital Geral de Roraima (HGR). As atividades da semana seguem até o dia 22. Mais informações podem ser obtidas no site www.corenrr.com.br ou nos telefones do Coren (3224-6552 e 99113-2191). (M.L)