Cotidiano

Iper inicia censo previdenciário nesta segunda

Segundo o presidente, Ronaldo Marcílio, o levantamento também servirá para a construção de políticas públicas para valorização dos servidores

O Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper), órgão responsável pela aposentadoria dos servidores estaduais, inicia nesta segunda-feira, 09, o agendamento do Censo Previdenciário 2016 para servidores, aposentados e pensionistas.

De acordo com presidente do Instituto, Ronaldo Marcílio, o objetivo do censo é atualizar os dados cadastrais dos servidores efetivos, em desfavor dos cargos comissionados. “Os cargos comissionados não são público-alvo do sistema previdenciário em razão deles não contribuírem com o Iper e sim com o Instituto Nacional do Seguro Social (Inss)”, esclareceu o presidente.

Conforme Marcílio, cabe ao Iper ter o controle dos servidores efetivos, inativos e pensionistas, além de outros servidores de outros órgãos da administração direta e indireta, como da Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

ETAPAS

A primeira etapa do censo previdenciário terá início hoje, 09, e segue até o dia 29 de maio, relatou o presidente. Através do site do Iper, no endereço www.iper.rr.gov.brou no Portal do Governo, no endereço: www.rr.gov.br, o servidor fará o agendamento da data, horário e local que deseja ser atendido.

Após realizado o agendamento, o Iper disponibilizará três locais para que os servidores cadastrem suas informações. Na Academia Integrada Coronel Santiago (APICS-RR), localizada na Avenida Getúlio Vargas, 4193, no bairro Canarinho; na Unidade Acadêmica Prof° Maria Odete Calheiros Pena – Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR), na Avenida São Sebastião, no bairro Tancredo Neves e na antiga sede do Iper, na Avenida Glaycon de Paiva, 280, no Centro.

Esse processo, no entanto, só é válido para moradores de Boa Vista. “O agendamento é apenas para os servidores da Capital. A partir de uma data que ainda vai ser divulgada, equipes do Iper serão enviadas aos municípios do interior para contemplar o censo no próprio local”, esclareceu.

A segunda etapa será iniciada no dia 30 de maio ao dia 29 de julho, somente para aqueles que fizeram o agendamento e os servidores lotados no interior do Estado. O presidente acredita, que ao fim deste processo, o Iper vai poder atualizar a sua base de dados cadastrais e assim, criar uma política de capacitação e valorização do servidor.

Quanto a um possível aumento dos percentuais previdenciários de 14% para 28%, o presidente analisou que esta mudança só será favorável para os outros estados do país, em razão da crise econômica, mas reforçou que esse não é o caso de Roraima.

“Os estados estão todos quebrados em termos de previdência. Os institutos não tem mais dinheiro, é tirado parcela do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) para fazer o pagamento, então, para eles, tanto faz aumentar a alíquota patronal para 28%”.

Ronaldo garantiu que este não é o caso do Governo e que a situação financeira do Iper de Roraima é uma das mais tranquilas do país. “O nosso Iper, talvez seja hoje no Brasil, o instituto com melhor saúde financeira de todo o país.Nós assumimos a gestão com um patrimônio líquido em torno de R$ 1 bilhão e 300 milhões e vamos terminar o mês de maio com as cifras superiores a R$ 2 bilhões. As aplicações estão sendo bem direcionadas, nos tipos de mercado que rendem mais e com isso, estamos conseguindo aumentar o patrimônio do Iper”, disse o presidente. (P.C.)