Com o final do prazo para o cadastramento eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) iniciou o processamento das informações obtidas para as Eleições Municipais de 2016 e tem até o dia 28 de junho para enviar os dados para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A partir daí, as informações do Brasil inteiro serão compiladas pela Secretaria de Tecnologia de Eleições em parceria com a Corregedoria-Geral Eleitoral do TSE. O resultado oficial será divulgado até 7 de julho.
Em Boa Vista, o eleitorado atual é de 200.682. Na sexta-feira, 06, o órgão divulgou em seu site o quantitativo de 206.820 eleitores. No entanto, a informação estava incorreta devido a um erro de digitação, conforme justificou o TRE. A correção pode ser verificada desde a tarde de ontem, 09, no endereço: www.tre-rr.jus.br.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, Wanderlan Fonseca, ainda restam oito lotes, referentes aos eleitores de Boa Vista, que solicitaram primeiro título ou transferência, para serem processados.
“Atualmente, temos 200.682 eleitores na Capital, porém é importante salientar que esses dados podem sofrer alterações para mais ou para menos durante o processamento”, disse.
O eleitor teve até o último dia 4 de maio para formalizar o alistamento, pedido de transferência ou revisão junto ao cartório eleitoral do seu domicílio. Cerca de 1.800 atendimentos foram registrados na 5ª Zona Eleitoral, bairro Pintolândia, zona Oeste, e aproximadamente 400 na 1ª Zona Eleitoral, bairro São Pedro, zona Leste, somente no último dia do fechamento de cadastro.
Os procedimentos e rotinas incumbidos às zonas, corregedorias e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), estão em conformidade com o cronograma operacional do cadastro definido para as eleições 2016. Os prazos foram estabelecidos pela Resolução nº 23.466 aprovada pelo Plenário do TSE no final do ano passado.
200 MIL MAIS UM – Idealizada e realizada com sucesso, a campanha do TRE-RR, “200 mil + um” tinha o objetivo de possibilitar o segundo turno das eleições para a Prefeitura de Boa Vista, até então a única capital brasileira que não tinha eleitores suficientes.
No dia 7 de abril, o número foi alcançado e a prévia divulgada. Até aquele momento, tinha sido cadastrados 200.234 eleitores, sendo 58.229 na 1ª Zona Eleitoral e 142.005 na 5ª Zona Eleitoral.
Quando foi lançada, no dia 04 de março, faltavam 1.019 eleitores para alcançar o objetivo de oferecer condições necessárias para que, caso um candidato não obtenha 50% dos votos válidos mais 1 no primeiro turno, o município possa realizar uma nova eleição, proporcionando assim uma maior legitimidade ao pleito. (JL)