Cotidiano

Pichação deixa moradores do bairro Pricumã preocupados

Moradores do bairro Pricumã, na zona Oeste, disseram que estão amedrontados com o surgimento de pichações nos muros de algumas residências da localidade. As pichações foram iniciadas no domingo passado, 08, deixando todos intrigados, visto que a localidade é considerada segura.

“O bairro é tranquilo, no entanto, essa possível vinda de presos de outros estados para cá é o que preocupa, já que o nosso sistema penitenciário não é seguro, fora essa questão da atuação das facções criminosas na Capital. Então, a gente fica bastante temoroso”, comentou um morador.

Até o momento, ninguém soube identificar o responsável pelos atos. No final de dezembro de 2014, ações coordenadas por células afiliadas a facções criminosas, com o Comando Vermelho (CV), promoveram uma série de atos na Capital, dentre eles a queima de carros da Prefeitura de Boa Vista. Até um vídeo com ameaças a instituições de segurança e ao Governo do Estado foram divulgados na época.  

“O fato é que todo mundo fica preocupado com isso, porque ninguém sabe se essas iniciais ‘CV’ servem para marcar território ou se essas casas podem ser atacadas. Esse tipo de situação não é comum aqui, então, não tem como não ficar preocupada com isso”, relatou outra moradora.

POLÍCIA CIVIL – Em nota, a Polícia Civil de Roraima, por meio do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), afirmou não haver nenhuma investigação quanto a pichações em muros residenciais do bairro Pricumã. No entanto, acionou seu Núcleo de Inteligência para investigar o possível envolvimento de infratores locais com facções criminosas de outros estados.

A nota destaca ainda que a população pode ajudar denunciando todo e qualquer tipo de delito através dos telefones 180, 190 ou 197.

PM – Também por meio de nota, a Polícia Militar informou que o 1º Batalhão, responsável pelo policiamento da região que compreende o bairro Pricumã, já está tomando todas as providências operacionais para localizar os autores das pichações.

Segundo a nota, desde março desse ano a PM vem realizando ações da Operação Tolerância Zero, que tem como intuito principal coibir crimes e atividades ilícitas na região, garantindo a tranquilidade da população boa-vistense.

“O comando esclarece que, diante dos fatos, está sendo realizado levantamento para a implantação do Conselho Comunitário de Segurança, que é basicamente uma estratégia de policiamento feita em parceria com as comunidades locais, onde a mesma coloca-se vigilante e ativa, compartilhando informações relevantes à instituição militar, a fim de evitar diversos crimes e ajudar a manter a comunidade mais segura”, destacou.

A PM ressaltou que a população que estiver com algum problema relacionado à segurança, seja de urgência ou emergência, pode entrar em contato com o telefone 190 para que a polícia realize o devido atendimento à ocorrência. (M.L)