Moradores da Vicinal 55 e Serra Dourada, zona rural do Município de Caracaraí, a Centro-Sul do Estado, estão enfrentando transtornos por conta da precariedade das estradas e pontes de madeira. A situação está afetando o transporte escolar e a economia local, pois está difícil trafegar pelas estradas. A falta de energia também está causando problemas à população.
O produtor rural Edmilson Lima, conhecido como “Zé Rico”, disse que a situação ficou pior com a chegada do inverno. “No verão, nós solicitamos melhorias aos responsáveis, mas não fomos atendidos. Agora, com a chegada das chuvas, estamos presos e isolados. As pontes e estradas estão em péssimo estado e não permitem o tráfego de veículos pesados”, disse.
Segundo ele, os próprios moradores fizeram alguns desvios para evitar passar pelas pontes, mas, por conta das chuvas, nos locais improvisados estão se formando atoleiros. “A situação está se agravando. O lamaçal já tomou conta das estradas. Infelizmente, nenhum dos nossos representantes governamentais toma providência ou comparece aos locais para analisar o problema”, criticou.
O transporte escolar e a economia local estão sendo prejudicados pela situação. “Nossas crianças não estão frequentando a escola porque o transporte escolar não está indo até as regiões mais afastadas, principalmente porque as pontes e vicinais são temerosas”, comentou Zé Rico, acrescentando que os produtores rurais também temem trafegar pelas estradas, o que tem prejudicado o comércio.
ENERGIA – A questão energética é outro problema da região. “Nas vicinais 27 e 29 não há energia. Os postes e as linhas energéticas estão instalados, mas não funcionam. Esse é mais um transtorno que estamos enfrentando. Pedimos providências à Prefeitura e ao Governo do Estado. Fazemos um apelo para que as autoridades mandem alguém para analisar e resolver nossa situação”, destacou.
PREFEITURA – De acordo com o prefeito de Caracaraí, Ernildo Júnior, a energia nas vicinais 27 e 29 está dependendo da Companhia Energética de Roraima (Cerr). “As linhas já estão instaladas e prontas, só falta a Cerr ligar na rede central. Inclusive, já encaminhamos à instituição um ofício solicitando a ligação”, disse.
Em relação ao transporte público, ele disse que está resolvendo o problema com a empresa responsável. “Já notificamos a empresa vencedora do processo licitatório. Caso eles não resolvam em dois dias, nós iremos rescindir o contrato”, frisou.
CERR – O Governo de Roraima informou, em nota, que até a tarde desta quarta-feira, 11, a Cerr não registrou nenhum pedido de ligação de energia nas vicinais 27 e 29, na região de Serra Dourada. “Assim que o documento for recebido, a Cerr providenciará o serviço solicitado”, afirmou.
SEINF – O governo afirmou que a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) está realizando um levantamento da situação em todo o Estado para saber quais as vicinais e pontes que precisam de recuperação.
“Na atual gestão já foram reconstruídas cerca de 60 pontes e recuperadas diversas vicinais em quase todos os municípios do interior, priorizando as regiões produtivas e de maior índice populacional. Pedimos a compreensão da população, pois estamos compromissados em trabalhar pela melhoria da infraestrutura em todos os municípios”, destacou. (B.B)