Cultura

Artista retrata beleza e traços regionais

O artista possui um acervo de 42 desenhos que retratam belezas e traços regionais

Amazoner  Okaba é de descendência indígena wapixana, pesquisador da região fez inúmeras viagens para diversos pontos do Estado, viagens que o levaram a realizar estudos e pesquisas sobre pessoas, lugares, amores, paixões, ritos, mitos, lendas e  culturas milenares. O resultado disso se transformou em  uma coletânea de desenhos.

Nas obras, desenhos com aqueles lugares, pessoas, amores, paixões, mitos, lendas e culturas milenares que estão representados em tinta nanquim. A tinta é um material muito usado para a escrita, o desenho e a pintura. Documentos antigos, de cerca de 2 mil a. C., comprovam que os chineses já conheciam e utilizavam nanquim em seus manuscritos. A tinta nanquim tem como característica ser opaca, dando uma boa cobertura para os desenhos.

Para o artista, os desenhos fazem parte de uma reinvenção artística. “Temos que nos reinventar sempre. Se a arte não diz e não soma com o meio em que vivemos perde a razão de ser, estou numa fase muito feliz com a produção de pallet artísticos, e descobrindo um novo jeito de expressão.” Ressaltou.

O artista é um autodidata, iniciou os estudos de desenho e pintura com o pai. Para ele, a sua escola de arte foi o lavrado e o contato com exposições dos artistas roraimenses Bartô, Zodeon, Edinel, Augusto Cardoso e Luiz Canará.

Okaba aprendeu a desenhar ainda menino, quando morava no ambiente comunitário indígena. “Lembranças que estão e sempre estarão disseminadas nos meus trabalhos, orgulho que carrego no peito. Mais recentemente voltei como antropólogo e artista para pesquisar e me orgulhar das tradições e dos nossos costumes simples e únicos, momentos que são sempre de grandes aprendizados.”

Amazoner Okaba é produtor cultural, curador de arte, Marchand e Artista Plástico.  Cientista Social com habilitação em antropologia, Especialização em Etnodesenvolvimento, Mestrado em Antropologia Social pela UFPE Universidade Federal de Pernambuco e Consultor IPHAN/UNESCO.  

A dica para quem quer aderir a peça na decoração da casa é, como são peças rústicas, a decoração deve seguir uma linguagem descontraída com o uso de estampas alegres ou florais. Encomendas podem ser feitas pelo telefone 99128-7926.