Cotidiano

Empresa serve ovo para pacientes do HGR

Sem receber pagamento, empresa Thayty notificou Sesau sobre paralisação do serviço e preparou omelete para servir aos pacientes

A falta de pagamento por parte do Governo do Estado à empresa Thayty Indústria e Serviços, contratada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para servir refeições para as unidades de saúde do Estado, levou a fornecedora a emitir uma notificação informando que vai paralisar o fornecimento da comida para o Estado. Funcionários da firma informaram que, em ato de protesto, seria servido omelete aos pacientes e acompanhantes no Hospital Geral de Roraima (HGR).
A Folha teve acesso à notificação que a Thayty encaminhou à Sesau informando que iria paralisar o fornecimento a partir de hoje, 23. No documento, a empresa alega que “o não cumprimento dos pagamentos acordados com a secretaria” foi o que determinou a decisão da Thayty. Segundo apurou a equipe de reportagem, a dívida do Estado com a empresa é da ordem de R$ 6 milhões.
Conforme a notificação, a empresa afirma estar sem condições financeiras para “repor os suprimentos necessários à produção das refeições”. A Folha obteve informações de que ontem a empresa não cumpriu o que havia informado na notificação, mas, em protesto, serviu omelete para os pacientes do HGR.
EMPRESA – A Folha tentou ouvir o proprietário da Thayty, mas ele não quis dar entrevista. Uma funcionária que atendeu a equipe de reportagem se limitou a dizer que o contrato firmado entre a empresa e a Sesau permite servir ovo para os pacientes. Além disso, informou que todas as dietas prescritas foram respeitadas.
SESAU – A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou, através de nota, que diante da recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), nenhum pagamento acima de R$ 10 mil não está sendo feito esta semana devido ao período eleitoral.
A nota ainda informa que a empresa já foi recebida pelo gestor da Secretaria de Saúde, quando as dúvidas já foram dirimidas. “Sendo assim, nenhuma paralisação ocorrerá”, destacou.