Cultura

Malú Campos lança livro sobre suas memórias e história de Roraima

Várias memórias servem de abrigo para uma escritora cujas companhias são as saudades do passado. O primeiro livro de Malú Campos terá o título ‘De encontro ao passado’

Aos 74 anos, a professora e escritora Maria Luiza Vieira Campos, ou Malú, como é conhecida, relembra do seu passado com maestria. Ela recorda sua vida e a vida de vários personagens que contam a história de Roraima em um livro que irá receber o título de ‘De encontro ao passado’.

Por meio a artigos, ela promete um retorno a momentos que marcaram muitos roraimenses. Em cada capítulo, disserta sobre a história de vida, trabalho e amor de todos aqueles que fazem parte deste Estado. Desde os memoráveis carnavais de Roraima, a história do garimpo, as mulheres pioneiras, as famílias tradicionais do Estado e a cultura de Roraima.

As memórias servem de abrigo para uma escritora que demonstra saudades do passado nos parágrafos escritos no seu inseparável diário. Entre sonho e realidade, lembranças alegres e tristes são relatadas. “Tenho mais memórias felizes, tive uma vida de muita felicidade. Não é uma vida de sofrimento, a minha história é essa. Vivi dentro de maloca, vi meus pais construindo a nossa casa. Tinha contato com os índios, aprendi a comer damorida e corri até o igarapé para me salvar da pimenta. Era tudo muito diferente.” relembra.

Seu primeiro livro trata-se de “um mapa da sua vida”. Mas esse mapa não segue regras cartográficas. Possui acidentes geográficos que ela nos conta numa prosa poética e tranquila, nos fazendo viver junto com a narradora as pequenas felicidades das quais a vida é feita. “Era uma juventude muito saudável e respeitosa. A paquera era a troca de olhares e recados de rádio. Os arraiais da época eram as festas mais esperadas” contou.

Entre tantas memórias, foi em sala de aula que Malú relembra suas principais vitórias, pois dar aulas de história teve papel importante em sua vida. Não faltam no livro referências escancaradas aos mais queridos autores. “Comecei a fazer história por estar ligado ao jornalismo e ao serviço social. Em sala de aula, consegui unir a música e arte nos ensinos sobre o descobrimento do Brasil” disse.

Ela escreveu músicas, datilografou e distribui cópias feitas aos alunos com músicas que cantavam os conteúdos sobre a história do Brasil. “Muitos alunos, hoje ainda, me cumprimentam cantando as músicas. Era uma alegria para os alunos, mas não fui muito bem vista pelos outros professores, chegaram a tentar me tirar da sala de aula, apesar do método ser excelente e das crianças aprenderem muito. Foi um sucesso a cantoria” ressalta.

Além de professora, Malú Campos sempre foi ativista, durante anos ficou empenhada a desenvolver o artesanato roraimense. Ela foi responsável por consolidar o Centro de Artesanato, instalado no antigo Mercado Municipal, onde está localizada a Praça Floriano Peixoto.

Além disso, durante muitos anos Malú escreveu uma coluna no Jornal Folha de Boa Vista, o que rendeu uma cadeira na Academia de Letras em Roraima. “Esse trabalho apresenta um resgate que fiz ao longo dos anos, procurei transcrever na integra a vida dos nossos ilustres pioneiros. Ouvindo depoimentos, vivi plenamente todos os acontecimentos narrados, posso dizer que me senti bebendo da água da fonte. Sempre tive o prazer de escrever, por isso tenho tantas recordações” contou.

O livro de Malú está em fase de diagramação e finalização e logo deverá ser lançado pela Editora do Jornal Folha de Boa Vista. O livro será um presente especial de aniversário de seus 75 anos, que será comemorado no dia 27 de maio.