Um dois maiores concursos de compartilhamentos de fotografias dos Estados Unidos, o Viewbug selecionou entre mais de 26 mil fotos de profissionais e amadores, uma fotografia de J Pavani que mostra cavalos selvagens correndo, os lavradeiros de Roraima. Depois de selecionada os jurados consideraram a foto vencedora. O registro foi feito enquanto ele sobrevoava região de Maruai
“Resolvi publicá-la no site do Viewbug e ela acabou sendo selecionada e bem votada. Tive a grata satisfação de receber honrarias por duas fotos e uma vencedora, indicada pelos responsáveis do site. São mais de 50 mil participantes em várias categorias determinadas pelos organizadores que concorrem a prêmios como: Câmeras, livros, acessórios entre outros” relatou o fotógrafo.
Para o fotógrafo, a foto foi selecionada por mostrar uma difícil organização entre os animais. “São muitos os cavalos, o enquadramento e momento são únicos na hora da foto, pois tem que mostrar um grupo, as crinas de cavalos que não são tratados e marcados “selvagens” e com o barulho do helicóptero disparam pelo campo” relatou.
Segundo ele, a foto faz um apelo a preservação de animais silvestres e de áreas ambientais. Ele empenha-se em preservar a natureza por meio das imagens capturadas.
“Ainda existem mais de 1.500 cavalos que precisam de um espaço para continuarem livres. Os americanos gostam de cavalos, acredito que tenham muitas fotos de alto nível, porém, estes estão correndo livres no lavrado de Roraima e seria importante que continuassem assim, até para abrir um espaço ou parque para eles, pois as fazendas ou compradores de terras estão diminuindo o espaço desses animais” disse.
A foto foi tirada em uma aeronave, durante uma expedição com Paulo Whitaker, da Agência Britânica de Notícias Reuters, que fazia uma matéria. “Manter o foco nos animais é importante quando se fotografa de um sobrevôo, tudo é muito rápido e tem que tentar manter o bando juntos só assim consegue uma foto que transmita a liberdade e velocidade em que estão correndo” finalizou.
Trajetória
J Pavani nasceu em Amparo (SP), mas foi radicado em Roraima, lugar onde se especializou como fotógrafo, fotojornalista e publicitário. Ele empenha-se em preservar a natureza através das imagens capturadas em suas incursões pela Amazônia, principalmente em Roraima.
A trajetória profissional do fotojornalista inclui trabalhos com a maior revista de armamentos dos Estados Unidos, cobertura fotojornalística sobre a seleção brasileira de futebol e freelances para jornais e revistas de todo o Brasil.
ViewBug
O site é uma plataforma que hospeda os mais diversos concursos de fotografias do mundo, que são julgados por fotógrafos de renome e alimentado por grandes marcas. As fotos postadas podem ser vistas por todos, receber likes, comentários, e até prêmios de honra dados por outros usuários, o peer award, por exemplo, ou até mesmo pela própria equipe do site.
Cada concurso possui um prêmio que vai desde câmeras fotográficas, acessórios, créditos em lojas até editoriais em revistas especializadas. Os ganhadores são selecionados por um grande juri do site, e ainda tem a escolha do público, que é feita através de votação.