Política

Seapa recorrerá à decisão de interdição da Feira do Produtor

“Diariamente, equipes de limpeza coletam os resíduos do local e uma vez por semana a rede de esgoto recebe manutenção”, destacou Gilzimar Barbosa

A Seapa (Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) irá recorrer, assim que notificado, à decisão da Justiça Estadual de interditar a Feira do Produtor, evitando prejuízos aos feirantes que atuam no espaço.

A ação, de 2002, não levou em consideração as adequações que vêm sendo realizadas desde o ano passado até agora, tais como manutenção dos banheiros e limpeza diária de toda a estrutura e ações de conscientização.

Segundo o titular da Seapa, Gilzimar Barbosa, a manutenção da Feira do Produtor é uma das prioridades da atual gestão. “Desde que assumimos a pasta nos preocupamos em manter a feira em condições básicas de sanidade. Todos os dias equipes de limpeza coletam resíduos e limpam os espaços onde os alimentos são comercializados”, explicou.

Ele relatou que a rede de esgoto, que constantemente era alvo de reclamações de feirantes e frequentadores da feira, recebe manutenção semanal. “A Caer (Companhia de Águas e Esgoto de Roraima) é nossa parceira nesse sentido. Eles realizam essa ação para evitar o entupimento e possíveis extravasamentos”, acrescentou.

Barbosa afirmou ainda que a rede de esgoto necessita de manutenção semanal devido aos resíduos que são dispersos na rede de esgoto. “Os feirantes que comercializam galinha na área externa, que não é de nossa competência, costumam jogar penas na rede de esgoto, provocando entupimentos na rede, que é preparada apenas para água”, disse.

O despejo de resíduos sólidos na rede de esgoto também costumava ocorrer na área interna da feira. Para sanar este e os demais problemas relacionados aos maus hábitos dos feirantes, o Departamento de Comercialização e Abastecimento passou a promover palestras de orientação em diversas áreas.

“Nestes eventos, que ocorrem semanalmente, os feirantes recebem orientações da Caer quanto ao uso da rede de esgoto. Também contamos com a participação da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária), que os instrui em relação às normas sanitárias. Além disso, a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos) os orienta a evitar desperdícios”, pontuou Barbosa ao destacar que além destas melhorias, a Seapa irá estruturar o estacionamento com instalação de placas de forma que a área contemple os idosos e pessoas com deficiência.

Com informações da Secom-RR