Whey Protein é a proteína do soro do leite, extraída durante o processo de transformação do leite em queijo. Usada como suplemento alimentar para emagrecer, a proteína atua na hora de saciar a fome e quando a pessoa ingere um alimento sem gordura ou colesterol. De acordo com a Nutricionista Luciana Santana, a proteína realmente funciona, mas é necessário estar atento a quantidades, horários e efeitos que ela pode causar.
Para isso, é sempre indicado procurar um nutricionista antes de incluir a Whey Protein na dieta, já que ele poderá explicar como obter o resultado mais rápido.
“Para quem quer emagrecer, os suplementos alimentares e o whey protein são indicados, mas é necessário saber para quem, quando e de que forma. Para adotar a Whey na dieta é preciso ter uma alimentação balanceada e aliá-la às atividades físicas para se obter resultados”, relatou.
Segundo ela, os índices calóricos da Whey são muito baixos e isso auxilia na perda de peso. O suplemento tem uma rápida absorção e ajuda a controlar os índices de açúcar no sangue, saciando a fome mais rápido do que outras proteínas.
“Funciona para quem quer emagrecer, para quem quer ganhar músculo e também para quem quer aumentar a musculatura. Essas são as vantagens e benefícios para quem adiciona a Whey à dieta”, completou a especialista.
Como a Whey Funciona?
A whey protein atua para complementar as necessidades diárias de proteínas, podendo aumentar a imunidade e outras funções. Em geral a whey protein veio para auxiliar a ingestão recomendada de proteínas diárias e minimizar o tempo perdido de uma ingestão de proteína sólida.
“Existem muitos mitos em relação à Whey, e para isso é sempre importante conferir com um nutricionista. Não é por que é moda que todos podem usufruir. Grande parte de quem começa a tomar a whey protein joga dinheiro no lixo por falta de informação. Aquele suplemento funciona de uma forma para cada fim”, explicou.
Segundo a nutricionista, existem algumas regras na hora de incluir a whey na dieta. “Quem quer emagrecer deve comer no período em que tem mais fome para dar mais saciedade, já que o alimento não tem gordura e nem açúcar, e pode substituir esses alimentos; e quem quer crescer a massa muscular deve comer puro após o treino, o momento que o ganho está propício a acontecer”, comentou.
Para quem quer emagrecer, o ideal é comer a whey protein isolada. “Receitas como brigadeiro de whey, picolé de whey, entre outros, não são tão indicados porque ela perde o valor nutricional ao ser aquecida e já não faz tão bem à saúde. Misturar o suplemente com leite pode aumentar o valor calórico. Para comer com fruta já é indicado para antes do treino para obter energia”, relembra Luciana.
Antes de comprar sua Whey Protein, é importante ler e pesquisar artigos publicados sobre as melhores marcas de Whey Protein nacionais e importadas, tanto na categoria de concentradas como as Whey Protein Isoladas. É indicado buscar por lojas mais confiáveis e com os melhores preços. “É fácil observar a diferenças das marcas. É bom confiar nas marcas que passam por uma vigilância de saúde mais rigorosa. Não é tão indicado comprá-la em outro país”, finalizou.