Polícia

Presos organizam churrasco na Penitenciária Agrícola

Imagens que circulam nas redes sociais mostram os detentos do presídio descarregando vários quilos de carne, carvão e refrigerante para preparação de um churrasco

Imagens feitas de dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), a maior unidade prisional de Roraima, localizada na zona Rural da Capital, geraram nova polêmica nas redes sociais. As imagens mostram os presos descarregando de um caminhão baú vários quilos de carne, além de sacas de carvão e fardos de refrigerante, que seriam utilizados para um churrasco em comemoração ao Dia das Mães.

Conforme a denúncia feita à FolhaWeb, a festa teria iniciado no sábado, 28, e seria estendida até este domingo, 29. Informações extraoficiais dão conta de que uma facção criminosa seria a responsável pelos preparativos e realização da festa. Como o final de semana são datas de visita na Penitenciária, os parentes dos presos também estariam participando da comemoração.

De acordo com a denúncia, tudo estaria ocorrendo com o aval da direção da Pamc e da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), em uma área do presídio onde policiais militares e agentes penitenciários não podem ter acesso.

Detentos estão comemorando Dia das Mães atrasado, diz Governo

Em nota, o Governo do Estado informou que os reeducandos, gozando de um direito assegurado por lei estão comemorando o Dia das Mães atrasado, visto que a data é prevista no calendário nacional.

Ressaltou que, de acordo com a LEP (Lei de Execuções Penais), os reeducandos que possuem bom comportamento tem o direito de, em datas comemorativas, tais como Dia das Mães, Dia dos Pais e outras, confraternizar junto aos seus familiares, que nessas ocasiões levam os gêneros alimentícios para as UPs (Unidades Prisionais).

Informou ainda que todo produto, antes de adentrar em uma UP (Unidade Prisional) é minuciosamente vistoriado pelas equipes de plantão e passa por detectores de metal, visando a segurança de todos, bem com a entrada de ilícitos.