Uma série de assaltos a residências de alto padrão, em diversos bairros de Boa Vista, levou a polícia a investigar os autores dos crimes, que sempre acontecem do mesmo modo, conforme um agente da Polícia Civil. Tendo acesso a imagens de câmeras de segurança das residências, a investigação concluiu que a ação é liderada pelo foragido da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) Leno Rocha de Castro, acusado de homicídio. O bandido fugiu juntamente com outros detentos na madrugada do dia 08 de maio deste ano.
“Ele é um elemento perigosos e nós estamos surpresos porque, durante a abordagem às residências, ele está usando uma minimetralhadora, arma que não vemos com frequência. Ele age sempre do mesmo modo operante: primeiro, fica de espreita e aguarda a saída das vítimas, que, em geral, estão em seus veículos, para, em seguida, fazer a abordagem. Ao rendê-las, ele pede para entrar na casa, momento em que aciona os comparsas que chegam em um veículo e levam materiais de valor, além de grandes quantias em dinheiro”, explicou o policial.
Pelo menos cinco residências já foram alvos dos bandidos. “Nosso alerta é que as pessoas abram e saiam no portão com cuidado para ver se há alguma movimentação estranha na rua, ou até mesmo se alguém em atitude suspeita está nas proximidades. Se houver, deve ligar para a polícia, caso contrário, pode entrar no veículo e sair também com atenção”, recomendou o agente de polícia.
Uma das vítimas registrou o roubo na Central de Flagrantes do 5º DP e reconheceu a foto de Leno. Disse que, durante todo o momento da ação, o bandido apontou uma arma em sua direção, demonstrando frieza. No relato no Boletim de Ocorrência, uma mulher de 40 anos informou que o primeiro bandido entrou na hora em que o portão foi aberto, quando ela pretendia sair para uma festa. Leno pediu que ela descesse do carro e, em seguida, chegaram mais dois elementos, que, entrando na residência, levaram notebooks, celulares, joias e uma quantia não revelada em dinheiro. O fato aconteceu por volta das 20h no bairro Mecejana, zona Oeste.
A polícia afirma que está no encalço do bando de criminosos e que as investigações só irão parar com a prisão de todos os envolvidos nos delitos. As fotos de Leno e dos comparsas estão sendo divulgadas para que a população identifique e denuncie caso saiba do paradeiro dos bandidos. A ligação pode ser feita de forma anônima para os números de telefone 190 da Polícia Militar, 197 e 99139-9529, da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc). (J.B)