Cultura

Monobloco e João Bosco e Vinícius serão atrações no Boa Vista Junina

A festividade contará este ano com o acendimento da Pira Olímpica

A prefeitura de Boa Vista lançou hoje o Boa Vista Junina 2016. A 16ª edição do Maior Arraial da Amazônia vai ocorrer de 18 a 26 de junho, na Praça de Eventos Fábio Marques Paracat.

A novidade deste ano é que na abertura oficial do evento haverá o acendimento da Pira Olímpica. A apresentação oficial da festa foi feita em uma coletiva de imprensa no auditório do Palácio 9 de Julho. As 12 quadrilhas do grupo de acesso receberam R$ 20 mil e as 12 do grupo especial receberam R$ 25 mil.

Sabá Moura, Presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de Roraima (LIQUAJUR), explicou que o arraial é um trabalho grande que envolve muitas pessoas, trabalhando o social, a economia e, acima de tudo, a valorização do movimento cultural na Capital.

“Quando viajamos para competições nacionais, vemos que quadrilhas de alguns estados brasileiros não recebem repasses como esse, e muitos até se admiram com nosso desempenho no tablado”, disse Sabá.

Programação

O Arraial começa às 19h com a chegada da Tocha Olímpica na Praça do Fabinho. No local, será feito o acendimento da Pira Olímpica. Após a cerimônia, haverá o show nacional da Banda Monobloco, que marca o encerramento da passagem da tocha por Boa Vista e o início do Boa Vista Junina 2016.

Além do Monobloco, a Praça do Fabinho será palco de outra atração nacional. No dia 22 de junho haverá o show da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, donos de sucessos como os hits “Chora, Me Liga”, “Colo Colo”, “Quero Provar Que Te Amo”, “Falando Sério”, “Curtição”, “Chuva”, “Amiga Linda”, “Sorte é ter você”, entre outros.

Estrutura 

De acordo com a Fetec, o Arraial deve gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos, e devem passar durante as nove noites de festa junina cerca de 200 mil pessoas.

A Arena Junina neste ano será montada na Praça Velia Coutinho. E para receber o público serão instaladas três alas de arquibancada com cobertura, sendo 5 mil lugares para os espectadores conferirem as quadrilhas e grupos folclóricos.

A novidade deste ano é a Sala de Reboco, espaço destinado à cultura nordestina, com o tradicional forró pé de serra. O local receberá diversas bandas de forró durante as nove noites de festa.

Haverá ainda em toda a extensão da festa: a Praça de alimentação para degustação de pratos típicos; novos espaços para ambulantes; a Casa da Farinha que vai abrigar a nossa Maior Paçoca do Mundo; o palco principal para shows locais e nacionais; o Museu Temporário de fotos antigas de festejos juninos passados; o Malocão Cultural com estilos alternativos, como rock, MPB, hip hop e som eletrônico.

Segurança 

O Boa Vista Junina é uma festa destinada para toda a família: de crianças a idosos. E para garantir a segurança de todos, a prefeitura instalará cerca de 20 câmeras em pontos estratégicos da praça e equipes da Guarda Municipal vão monitorar em tempo real.

Caso ocorra algo, os guardas ou policiais são prontamente contactados para resolver a situação. São 50 guardas municipais e 30 agentes de trânsito trabalhando por noite, para garantir a segurança na festa e também nas ruas. Está previsto ainda auxílio da Policia Militar, em média com 80 profissionais por dia.

Internet 

A estrutura será capaz de atender 2.500 dispositivos simultaneamente. Levando em consideração a rotatividade de pessoas durante cada noite, a expectativa é atender mais de 10 mil dispositivos por dia.

Com informações da Semuc