Política

Governo pede apoio ao Ministério da Justiça para o sistema prisional de Roraima

A solicitação de Roraima é para a construção de presídios de pequeno porte de segurança máxima

O representante de Roraima na reunião do Ministério da Justiça e Cidadania, hoje (31) em Brasília, Paulo Cesar Silva Costa, secretário estadual de Segurança, solicitou apoio do governo federal para o fortalecimento do sistema prisional no estado. O pedido foi direcionado especificamente à construção de presídios de pequeno porte de segurança máxima, que no entendimento de Costa, poderia separar os líderes do crime organizado.

 A reunião acontece nesta terça-feira com a participação do presidente interino, Michel Temer, e o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, além de representantes da Segurança Pública e Defesa Social dos 26 Estados e do Distrito Federal.

O secretário de Segurança também reforçou o pedido de construção do Centro Integrado de Comando e Controle e defendeu o modelo de financiamento do sistema de Segurança Pública aos moldes da Saúde e da Educação, por intermédio de um fundo constitucional repassado pela União para os Estados.

“Também solicitei a prorrogação de todos os prazos dos convênios que o nosso Estado possui com a Senasp [Secretaria Nacional de Segurança Pública] no sentido de que possamos reforçar os trabalhos nesta área que é fundamental para o bom andamento da máquina pública”, afirmou.

O colegiado deliberou e encaminhou ao ministro em mãos uma proposta de inserção do Conselho Nacional de Segurança Pública (Consesp) na estrutura formal do Ministério da Justiça para agilizar as deliberações sobres as estratégias de Segurança Pública nos Estados com apoio da União.
 
“Acredito que nossas demandas serão analisadas com mais atenção, uma vez que o novo Ministro era secretário de Segurança do Estado de São Paulo e conhece profundamente a problemática da Segurança Pública”, enfatizou.