Cotidiano

Quatro carros e motos são roubados por dia no Estado

Aumento de furtos e roubos é relacionado às constantes fugas de presos, que usam veículos para assaltar ou trocá-los por drogas na Guiana

O número de roubos e furtos de carros e motos em Roraima cresceu 65,5% nestes primeiros cinco meses deste ano em relação ao mesmo período de 2015. Em números absolutos, foram 642 veículos levados por bandidos nestes primeiros 150 dias do ano, o equivalente a uma média de quatro veículos por dia. Dos 642 veículos roubados, a maioria, 355, foi recuperada e restituída aos donos, segundo informou o titular da Delegacia de Roubos e Furtos, delegado Leonardo Barroncas, que apresentou dados do Sistema de Gestão de Trânsito (Getran) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Ele informou que os números de roubo e furtos nestes primeiros cinco meses do ano superam os do mesmo período de 2015, quando foram registrados 388 veículos furtados e 275 recuperados e restituídos. Em 2015, foram roubados e furtados 1.123 veículos no Estado, o que representa uma média de 3 veículos por dia. No mesmo período, foram recuperados e restituídos 758 veículos.

“Estes dados estão lançados no Getran, que é o sistema de estatísticas e restrições de roubos, furtos e recuperação de veículos do Detran. A maioria é de moto, por ser mais fácil de levar e trocar por drogas, principalmente na Guina”, disse. Ele creditou o aumento considerável no número de roubos e furtos de veículos, especificamente de motos, às constantes fugas de presos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc).

Os bandidos fogem do presídio e furtam as motos para cometerem assaltos, vendê-las ou trocá-las por drogas na Guiana. Disse também que o aumento de roubos e furtos de veículos está ligado a usuários de entorpecentes, geralmente albergados que saem para fazer furtos. “Sempre que tem fuga, aumenta o número de roubos de veículos que os bandidos utilizam para cometer assaltos”, frisou.

Para tentar conter a crescente onda de assaltos, Barroncas disse que as polícias Militar e Civil, junto com Detran e a Secretaria Municipal de Trânsito (Smtran), têm intensificado as blitze, o que resultou no aumento de recuperação de veículos. “Na maioria das vezes, as motos pequenas, tipo Biz, são furtadas para cometerem outros assaltos aqui mesmo na Capital, e depois são abandonadas. Mas as motos maiores, de motores mais potentes, eles tentam levar para o garimpo na Guina e tentam trocar por drogas, por isso intensificamos as blitze. As rotas de fugas estão sendo vigiadas e monitoradas por câmaras”, disse.

Ele informou que já está sendo programada a volta dos postos de fiscalização da Polícia Militar. Um deles será na cabeceira da ponte dos Macuxi, na BR-401, saída para o Município do Bonfim, Leste do Estado, que faz fronteira com a Guina.

ENTENDA – Embora muitos não saibam, há diferença entre roubo e furto de veículos. Roubo (ou assalto) é quando ocorre a apropriação de objeto alheio com emprego de violência física ou psicológica. Exemplo: quando o bandido rouba um carro parado no sinal utilizando de agressão física e/ou verbal.

Já o furto é caracterizado pela apropriação de objeto alheio sem consentimento e sem o uso de violência. Exemplo: quando o ladrão furta um carro estacionado sem o motorista ou terceiros no local. (R.R)

Mais de 600 motos recuperadas aguardam restituição aos donos

Um dado interessante citado pelo titular da Delegacia de Roubos e Furtos, delegado Leonardo Barroncas, é que muitas motos e alguns carros recuperados pela polícia estão abarrotando o pátio do Central de Flagrantes do 5º Departamento de Policia (5º DP), no Distrito Industrial de Boa Vista, zona Sul, à espera dos donos.

Até a primeira quinzena deste mês foram registradas 609 motos e 64 carros que estão à disposição dos donos para serem restituídas, mas poucos aparecem. “Essas motos foram recuperadas pela polícia. Algumas que estavam abandonadas, depois de furtadas ou roubadas”, disse o delegado.

Ele informou que já foram feitas tentativas de localizar as vítimas através do endereço e telefone, mas, na maioria das vezes, os endereços e os telefones não estão atualizados. “Muitos já mudaram o endereço e não têm mais o telefone informado. Orientamos a quem teve o veículo roubado que nos procure na Secretaria de Segurança Pública ou no 5º DP, pois talvez a polícia já tenha recuperado o veículo”, frisou.

Barroncas citou que a maioria das apreensões é de motos novas, porém existem também motos velhas e carcaças que são encontradas e levadas para o pátio.

DICAS – O delegado Leonardo Barroncas deu dicas importantes para a população evitar roubos ou furtos de motos e carros. Citou que é comum em Boa Vista ver pessoas que deixam a moto com a chave na ignição e entram em lojas para fazer compras.

“Muitos acham que a cidade não cresceu. Cresceu, e com isso veio a bandidagem. Estes bandidos estão de olho para se aproveitar disso e roubam seu veículo. Às vezes, só para dar uma volta e abandonam, mas podem levar para desmanche, para praticar assaltos e depois abandonam ou tentam vender ou trocar por drogas na Guiana”, destacou.

Ele orienta, se possível, que se coloque um rastreador no veículo. “Foi dessa forma que recuperamos uma moto na semana passada. A quadrilha que roubou está sendo identificada e presa”, disse. (R.R)