Polícia

Novo túnel é encontrado na Penitenciária

Depois de duas fugas em massa seguidas, só esta semana, os presos escavaram um túnel perto da muralha do presídio

Por volta das 15h de ontem, um novo túnel na área da cozinha da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC) foi encontrado pela equipe da Polícia Militar que atua na segurança do local. Conforme informações policiais, os presos estariam planejando fugir durante a madrugada. O buraco foi obstruído rapidamente. Só esta semana, ocorreram duas fugas em massa, totalizando 21 presos evadidos, mas quatro já foram recapturados.

No fim de semana passado, o governo autorizou uma festa na unidade prisional, com churrasco, em comemoração ao Dia das Mães atrasado. Na madrugada de domingo para segunda-feira, 30, aconteceu a primeira fuga, com 11 foragidos. Na noite de segunda-feira, foram mais 10 evadidos. As constantes fugas na Pamc já duram pelo menos dois anos.

Por meio de nota, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que o Serviço de Vigilância Interna da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo encontrou o túnel em fase de construção, na muralha, próximo a ala da cozinha. “Conforme a direção da unidade, o local foi descoberto por meio de denúncia anônima”, frisou.

De acordo com o secretário interino da Sejuc, coronel Francisco Borges, foi ordenada a obstrução imediata do local e instaurado um processo administrativo para apurar os fatos e localizar os possíveis culpados, que  podem ser penalizados conforme prevê a legislação.

Embora o Governo do Estado não confirme, há informação de que o advogado Josué Filho foi exonerado do cargo de secretário de Justiça e Cidadania no início da semana, depois das duas fugas em massa. (T.C)