Mais de seis mil pessoas foram contempladas com as atividades da nona edição da Caravana do Povo, uma iniciativa do Governo do Estado que visa oferecer, de forma facilitada, vários serviços à população. A ação ocorreu no sábado, 04, na escola Estadual Luiz Rittler de Lucena, localizada no bairro Nova Cidade, na zona Oeste.
Iniciada em março deste ano, a ação já atendeu mais de 30 mil pessoas na Capital e municípios do interior. De acordo com a organização da Caravana, a atividade contou com a participação direta de 27 secretarias do Estado, beneficiando não só os moradores do bairro Nova Cidade, mas também os das áreas adjacentes.
“Devido à alta procura pelos atendimentos disponibilizados durante a Caravana que realizamos no dia 29 de maio, na escola Elza Breves, no bairro Senador Hélio Campos, o Governo decidiu realizar novamente mais uma edição aqui na Capital, contemplando, dessa vez, os moradores do bairro Nova Cidade. É uma ação positiva, pois conta com vários serviços oferecidos pelas secretarias do Estado, além de entidades parceiras, que sempre estão conosco nessas ações”, destacou Verônica Oliveira.
Dos mais de seis mil serviços realizados na ação, 2.086 foram executados pela Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), 514 pelo Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran), 432 pelo Departamento do Consumidor (Decon). No entanto, o ponto mais positivo foi a ênfase que a organização da Caravana deu aos serviços de saúde, sendo feito pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) um total de 1.140 atendimentos gratuitos.
“Na verdade, essa iniciativa se originou de outra ação desenvolvida no ano passado, que era a Caravana da Saúde. Nela, a Sesau levava vários atendimentos médicos para os municípios do Interior, justamente com objetivo de desafogar o sistema de saúde da Capital. Essa ação acabou sendo tão bem aceita que outras secretarias decidiram incorporar-se a ela e, vendo esse viés, o Governo acabou criando a Caravana do Povo.
Então, é importante ressaltar sempre que essa não é uma ação política, mas sim uma iniciativa que visa dar acesso de especialistas a quem mais precisa”, destacou o secretário adjunto da Sesau, Paulo Linhares.
Sara Batista, 32 anos, foi uma das moradoras que decidiu prestigiar a ação. A diarista contou à Folha que aproveitou a oportunidade para colocar a saúde em dia, e que gostou do que viu. “Às vezes é bem complicado você ter acesso aos serviços de saúde, mesmo sabendo que esse é um bem que deveria estar disponível para todos. Tendo esse tipo de ação no bairro, melhora, e muito, a vida de muitas pessoas, principalmente para aqueles que têm dificuldade de acesso”, comentou.
A governadora Suely Campos (PP) também esteve presente na ação pela parte da manhã. Ela destacou a participação das secretarias envolvidas no evento, ressaltando a prestação de serviços que beneficiam diretamente a população do Estado.
“É uma ação que já se firma como um dos programas mais bem-sucedidos atualmente, e que vem beneficiando as pessoas que mais precisam desses serviços. É um trabalho importante que vem sendo realizado de forma muito responsável pelos nossos servidores, de acordo com o que o Governo tem visto não só na Capital como no interior do Estado”, pontuou. (M.L)