Polícia

Penitenciária registra 44 fugas de presos em menos de 48 horas

Se forem somadas as duas fugas em massa acontecidas no fim do mês passado, em menos de 10 dias totalizam-se 61 detentos foragidos

A Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc) registrou novas fugas no início da noite desta terça-feira, quando pelo menos 20 detentos escaparam pelo muro daquele presídio, localizado na zona rural de Boa Vista. Os policiais reagiram com tiros de borracha, deixando alguns feridos e evitando que mais presos conseguissem escapar.

A situação ficou crítica porque, na madrugada do mesmo dia, havia ocorrido a fuga de 13 detentos e, na noite do dia anterior, 11 já tinha escapado do local. Em menos de 48 horas foram 44 detentos que ganharam as ruas de Boa Vista, onde provavelmente devem cometer furtos e assaltos. No final do mês passado, nos dias 30 e 31, mais 21 presos haviam fugido. Isso significa que, em menos de dez dias, 61 presos fugiram da Pamc.

Na noite de ontem os presos usaram quatro escadas construídas com pedaços de madeira e pularam o muro entre as guaritas 5 e 6. Na madrugada desta terça-feira, os detentos também usaram uma escada artesanal e pularam a muralha de contenção que fica entre as guaritas 08 e 09 do presídio. Nem a Polícia Militar nem os agentes penitenciários viram o momento da fuga.

De acordo com as informações de um agente penitenciário, os presos aproveitam a chuva, no mesmo momento em que a segurança da unidade prisional se recolhe para executar os planos e deixar as dependências da Penitenciária.

“Se chover na madrugada, pode ter certeza que eles vão tentar fugir toda vez. A Polícia Militar tomou a segurança da Pamc pensando que os agentes penitenciários eram incompetentes, mas, de lá para cá, já vimos inúmeras fugas e não vai acabar. O Estado precisa resolver esse problema, que é uma vergonha para Roraima. Essa foi a terceira fuga em menos de dez dias”, relatou, referindo-se a duas fugas nos dias 30 e 31 do mês passado, totalizando 21 foragidos.

GOVERNO – O Governo do Estado não apontou medidas para solucionar a insegurança que se estende há anos naquela unidade prisional. Em nota à imprensa ontem, confirmou o número e nome dos detentos foragidos.

“A direção da unidade solicitou apoio da Polícia Militar para realizar a contagem na unidade, ficando constatada a ausência dos presos: Thiago Henrique Silva Sousa, Arbelte José Oleaga, Cleber Barbosa Trindade, Warley Franco da Silva, Anderson Santana Barbosa, Arlisson Coimbra Duarte, Diego Eduardo da Silva, Marcelo Costa Coqueiro, Oziel da Silva Lima, Victor Henrique Lima de Jesus, Paulo de Souza ou Paulo Jhoseph, Maycon Gomes da Silva e José Ribamar Cardoso Gomes”, informou a nota sobre a fuga da madrugada.

O governo ressaltou que a identidade dos foragidos foi repassada para os órgãos de Segurança Pública do Estado, incluindo a Divisão de Captura (Dicap) da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), que já estão empenhados na recaptura dos foragidos. O caso será informado à Vara de Execuções Penais. A polícia pede que população colabore para ajudar na localização e recaptura dos foragidos por meio dos telefones 190, 99139-9529 (WhatsApp) e 0800 278 0130. (J.B)