Polícia

Vídeo revela audácia de presos e governo anuncia 17 medidas

Durante a fuga em massa, presos mostraram organização e acabaram revelando também a fragilidade da vigilância externa

Um vídeo gravado na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) mostra a audácia e a organização dos presos durante a fuga em massa de 23 presos na noite de terça-feira. O Governo do Estado confirmou a fuga de 36 detentos depois das duas fugas seguidas no mesmo dia, sendo uma pela madrugada e outra à noite.

Nas imagens dá para ver a articulação dos presos diante do frágil serviço de vigilância nas guaritas. Conforme o vídeo, enquanto uns corriam com as escadas de madeira feitas artesanalmente para alcançar a muralha, outros davam cobertura atirando pedras nos policiais que ficam nas guaritas. As imagens mostram tiros que foram dados com balas de borracha e uma bomba de efeito moral, o que não conteve a fuga.

Os detentos que davam apoio à fuga correram de volta para as alas do presídio, comprovando que eles não fugiram porque não quiseram. As escadas foram postas entre as guaritas 5 e 6. Essa vem sendo a forma corriqueira que os presos estão utilizando para se evadir.

NÚMEROS – Na madrugada de terça-feira, havia ocorrido a evasão de 13 detentos. À noite, foram mais 23, conforme mostra o vídeo, totalizando as 36 evasões. Na noite do dia anterior, foram contabilizados 11 fugitivos. Ou seja, em menos de 48 horas, foram 47 detentos que escaparam da Pamc. No final do mês passado, nos dias 30 e 31, mais 21 presos haviam fugido. Isso significa que, em menos de dez dias, 68 presos fugiram daquela unidade prisional.

Lista dos foragidos da terça-feira:
 
1 – Alex Bruno Macedo Rodrigues
2 – Anderson da Silva Costa (Nóia) – RECAPTURADO
3 – Cleidiano Duarte Vieira dos Santos (idoso)
4 – Daivid da Silva Nascimento
5 – Derley da Silva
6 – Diogo de Assis Lima
7 – Douglas Rafael Saldanha
8 – Enoque dos Santos Silva
9 – Elio de Frank Araújo de Souza
10 – Ewerton Paulo Aguiar de Almeida
11 – Ezequiel da Silva Rodrigues Teixeira
12 – Francisco Emiliano Pinto de Souza
13 – Genilson Almeida Garcia (SEM FOTO)
14 – George Harisson Ferreira
15 – Guilherme Nogueira Pereira
16 – Geoge Klisman da Silva
17 – Izaque Domingos Mota (RECAPTURADO)
18 – Yan Breno Pereiro da Silva
19 – Jamison de Souza
20 – João Carlos Rocha da Silva
21 – José Rodrigues de Souza Filho
22 – Kilderi Damasceno de Melo
23 – Luenderson Guimarães Mangabeira
24 – Maycon de Carvalho Barbosa
25 – Mário Vieira Lima
26 – Maycon Lima Nunes
27 – Manoel Paiva Cabral Silva
28 – Marcelo Dias Rodrigues
29 – Marildo Mota Magalhães
30- Natanael Souza Silva
31 – Osvaldo Venceslau Marco
32 – Phillipe Fernando Serra Lima
33 – Thiago Alexandre Serra dos Santos
34 – Walace Dutra
35- Waldenilton Pereira Joaquim
36- Warley Janderley Santos de Souza

Governo anuncia 17 medidas para tentar conter fugas na Penitenciária

Após a fuga ocorrida na noite de terça-feira, quando 36 presos escaparam pulando o muro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), o Governo do Estado anunciou 17 medidas a serem implantadas naquela unidade prisional. Durante coletiva de imprensa realizada no fim da tarde de ontem, o secretario de Segurança Pública Estadual (Sesp), coronel Paulo Cesar, afirmou que essas medidas foram acordadas em reunião com a cúpula de Segurança durante reunião ocorrida pela manhã.  

O secretário salientou que, quando a Pamc foi construída, era para atender uma população de 750 presos, mas atualmente comporta 1.387 detentos. “Os problemas vêm se acumulando ao longo de anos e que, lamentavelmente, culminou a este momento de crise”, frisou.

Entre as medidas anunciadas estão elaboração de projeto para conclusão de obra do anexo da Cadeia Pública Masculina, suspensão em caráter de temporário das visitas de parentes dos presos, fiscalização da atividade de contagem dos detentos, celas específicas para separar as lideranças de facções, realização de revistas nas alas de dez em dez dias. “Nós não queremos mais que os presos sejam utilizados para mão de obra na construção e reforma que está acontecendo na Pamc, pois facilita o acesso deles ao material utilizado para as fugas”, disse.

Os membros da cúpula de Segurança do Estado reforçaram que a fiscalização e mais contingente policial serão encaminhados para melhorar a segurança do presídio e evitar novas fugas. “A obra que está fornecendo material para as fugas será apressada em caráter de urgência”, destacou o secretário. (T.C)