Política

Governo e Ministério Público vistoriam Penitenciária

A governadora Suely Campos (PP), acompanhada do promotor de justiça, Carlos Paixão, inspecionou as alas da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), na tarde desta segunda-feira, 13.

Sobre a recuperação da unidade prisional, “A muralha, que tem 310 metros de comprimento e seis metros de altura, ficará pronta na próxima semana. Amanhã o madeirame utilizado para escorar a laje será retirado”, informou o governo.

Segundo o secretário interino de Justiça e Cidadania, Francisco Borges, essa muralha vai reduzir o espaço onde os detentos transitam na penitenciária agrícola de 96 mil metros quadrados para 38 mil metros quadrados, além de intensificar a fiscalização e o monitoramento dos presos, pois em cima da muralha há uma passarela de três metros de largura e quatro guaritas a dez metros de altura do chão.

As três alas abrigarão os 250 presos que hoje se encontram fora das celas. Eles serão divididos entre preventivados, condenados por crimes sexuais e os que estão em remissão de pena. A previsão é que o serviço fique pronto em 60 dias.

Suely Campos explicou ao promotor que já está trabalhando para construir um presídio de segurança máxima com capacidade para 300 presos em Roraima. 

Informou ainda que até o dia 15 de julho a Secretaria de Infraestrutura vai finalizar o projeto para licitação das obras de conclusão do anexo da Cadeia Pública de Boa Vista, com 288 vagas, das quais 192 vagas são para o RDD (Regime Disciplinar Diferenciado).

Além disso, destacou que nesta terça-feira, 14, o Estado recebe uma equipe do Departamento Penitenciário do Ministério da Justiça para verificar o que falta para concluir o presídio de Rorainópolis, uma obra feita no governo passado, mas cujo projeto não contemplou as instalações hidrossanitárias nem a muralha. Esse presídio tem 160 vagas.

A penitenciária abriga hoje 1378 presos. Durante a inspeção, a governadora conversou com os detentos e ouviu suas reivindicações. 

Com informações da Secom-RR