Polícia

Foragidos da Pamc praticam assaltos nas propriedades do Monte Cristo

Donos de granja e de chácaras vivem sobressaltados por causa dos bandidos que fogem da Penitenciária Agrícola

Moradores e produtores da região do Monte Cristo, zona rural de Boa Vista, reclamam da insegurança e alegam que são os primeiros a serem atacados por bandidos que fogem da Penitenciária Agrícola (Pamc), localizada na mesma região. O número de assaltos e furtos vem aumentando depois da fuga em massa que ocorreu na semana passada naquela unidade prisional.

As granjas são os principais alvos dos bandidos. Na tentativa de escaparem da ação dos marginais, os proprietários são obrigados a gastarem construção de muros, contratação de vigilantes e até cães de guarda. O medo dos assaltos mudou o cotidiano de quem mora ou trabalha na região. As portas das casas e das empresas ficam fechadas o tempo todo.

“O cliente chega e a gente abre a porta. Ele entra e a gente fecha. Os assaltantes andam pela rua livremente. Dia desses, tinha três na parada de ônibus perguntando se aqui era movimentado. Queriam roubar com certeza, mas não atacaram porque várias pessoas construíram o muro aí da frente”, lembrou o empresário João Firmino Mesquita, de 67 anos, dono de uma granja.

Mesquita relatou que já foi assaltado quatro vezes, por isso teve que se mudar para um bairro em Boa Vista. O prejuízo estimado do empresário já ultrapassou os R$ 120 mil. “Meu carro foi roubado duas vezes aqui da garagem da empresa. Já perdi um brilhante avaliado em 40 mil dólares. Murei a granja e agora estou murando a sede da empresa para ver se escapo da ação dos bandidos”, reclamou.

Na semana passada, relembra o empresário, um fugitivo foi recapturado em uma fazenda que fica perto de sua granja. Na maioria das propriedades, os donos trancaram as porteiras com cadeados, contrataram vigias e colocaram cães de guarda. Eles reclamam que a Polícia Militar dificilmente faz rondas e demora a chegar quando há ocorrência.

“Parece brincadeira, mas a PM só aparece por aqui para nos pedir capim. É que a Cavalaria fica aqui na região. Precisamos de um PM boxe instalado aqui, pois esta região é erma e um pouco longe da área urbana de Boa Vista”, reivindicou outro empresário, que preferiu não se identificar. (AJ)

PM diz que intensificou rondas e recaptura de presos foragidos

O Comando-Geral da Polícia Militar, por meio do 1° Batalhão do Comando de Policiamento da Capital, informou que o policiamento ostensivo tem sido realizado na área rural de forma contínua, tendo como resultado a captura de foragidos e recuperação de veículos roubados.

A PM afirma que vem realizando operações de policiamento em toda Capital, incluindo as zonas Leste e Oeste da cidade. “Na área do 1° BPM, que abrange 55 bairros, dois anexos e o loteamento próximo à Penitenciária Agrícola, a PM aumentou a frequência dos patrulhamentos, realizando diversas edições da Operação Tolerância Zero, que tem por objetivo coibir a criminalidade na capital”, informou.

“A população que estiver com algum problema relacionado à segurança, seja de urgência ou emergência, pode entrar em contato pelo telefone 190 para que a polícia realize o devido atendimento à ocorrência”, destacou.