Nos cinco primeiros meses deste ano, o Departamento de Trânsito de Roraima (Detran) registrou um crescimento de 67% no número de veículos apreendidos, se comparado ao mesmo período de 2015. Dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e veículos irregulares são as autuações mais frequentes.
De janeiro a maio de 2015, cerca de 300 veículos foram apreendidos por mês. Este ano, no mesmo período, o número de apreensões subiu para 500, o que representa um aumento de aproximadamente 67%. “Com a efetivação do concurso público, podemos contar com mais profissionais atuando nas ruas, o que alavanca as atividades rotineiras de fiscalização e, consequentemente, eleva o índice de apreensões”, destacou a diretora de segurança de trânsito do Detran, Angelice Janesko.
Segundo ela, dirigir com o documento do veículo atrasado, automóvel irregular e condutores sem a CNH são as autuações mais frequentes realizadas pelos agentes de trânsito. “Nosso trabalho é importante para coibir esses problemas. Dirigir sem habilitação representa um grande risco à sociedade, pois sem ter a habilidade necessária, essas pessoas podem provocar acidentes graves ou fatais. Já os veículos irregulares, na maioria das vezes, estão sem condições de uso ou inadequado para transitar pelas vias”, destacou.
Segundo ela, as ações realizadas pelo Detran têm contribuído com a diminuição do índice de acidentes na Capital. “Nas escolas, por exemplo, são feitas palestras educacionais com os pais dos alunos. Nas ruas, são realizadas blitze educativas com a participação das equipes de fiscalização e também blitze repressivas, em que o condutor aprende que precisa estar regularizado para evitar multas e outros problemas. Essas atividades têm ajudado a diminuir o número de acidentes em Boa Vista”, complementou Angelice.
Para evitar transtornos, a população precisa redobrar a atenção quando estiver dirigindo. “Hoje em dia, a maioria dos acidentes acontece por causa de um descuido ou por imprudência, quando se utiliza o celular, ultrapassa o sinal vermelho ou abusa da velocidade. Então, esperamos que os cidadãos respeitem uns aos outros e obedeçam às leis para que tenhamos um trânsito cada vez mais seguro”, destacou a diretora do Detran. (B.B)