Moradores da Rua B, no Residencial Nova Esperança, bairro Jardim Equatorial, zona Oeste, reclamam de um esgoto aberto que está servindo como criadouro de mosquito. A rua não é asfaltada e está cheia de lama.
Crianças adoecem e os pais colocam a culpa na Prefeitura de Boa Vista que, segundo eles, não terminou o serviço.
“Cavaram a rua e colocaram a tubulação do esgoto, mas não interligaram a rede às casas. Agora está isso aí. O bueiro aberto com água da chuva servindo como criadouro de mosquito. Ninguém consegue ficar parado.
As carapanãs não deixam. É de manhã, à tarde e à noite a coisa piora. Meus dois bebês estão doentes. Pedimos que a prefeitura ajeite isso aí”, reclamou a doméstica Clenilde Ferreira Santos, de 35 anos.
Clenilde também reclamou porque os moradores já informaram o problema à prefeitura, mas nenhuma providência foi tomada. “A gente já ligou várias vezes, mas ninguém nos atende. Enquanto isso, nossos filhos estão adoecendo”, lamentou.
Os dois filhos de Clenilde são gêmeos e têm nove meses. A doméstica tem mais três filhos, dois adolescentes. A Folha constatou no momento da entrevista, na tarde de anteontem, dia 16, que havia muitos carapanãs na casa da doméstica. O foco era o esgoto aberto no meio da rua.
“Meus meninos vivem doentes. E quando a gente procura atendimento médico no posto de saúde, não encontra, nunca tem remédio. Pedimos à prefeita que ajeite nossa rua e feche este bueiro. Não temos mais sossego com tanta carapanã”, retrucou.
PMBV E CAER – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que o esgoto é de responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer). A Prefeitura não informou quando vai pavimentar e asfaltar a rua B.
A Caer informou que no local citado estão sendo realizadas obras de construção da rede de esgoto, e que só após a conclusão dos serviços, a Companhia poderá iniciar o trabalho de interligação da rede com as residências. Vale ressaltar que a ligação da rede de esgoto só pode ser feita após a conclusão de todas as etapas dos serviços pela empresa executora.