A chegada da tocha olímpica ao Estado, que acontece na manhã deste sábado, 18, vai alterar o tráfego nas principais vias da Capital. A Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) vai interditar algumas avenidas da cidade, durante a maior parte do dia, para garantir que o revezamento aconteça com segurança.
Durante o evento, estarão atuando cerca de 450 agentes da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Samu, Exército, além de patrocinadores oficiais dos Jogos Rio 2016.
O chefe de fiscalização do Smtran, Nelson Loureiro, disse que em relação à organização do trânsito, durante a passagem da tocha, estarão interditadas as avenidas Ataíde Teive, a partir da Avenida São Sebastião até a Imigrantes, e a Jaime Brasil, no Centro da Capital.
“Os pontos críticos, como a Avenida Jaime Brasil, que por conta do comércio e por ser estreita, não poderá ter veículos estacionados no canteiro central e no estacionamento público. Já na Avenida Ataíde Teive e na Centenário, que não serão completamente interditadas, o fluxo de veículos vai fluir, mas as equipes estarão informando aos condutores para não estacionarem nos locais, ao longo do dia”, afirmou Loureiro.
Além das avenidas, outras vias da Capital também serão temporariamente interditadas. “Esses locais serão liberados imediatamente após a passagem do comboio olímpico. A nossa equipe está preparada para desobstruir as passagens para evitar complicações”, comentou.
Loureiro disse ainda que a ideia é que todos os cidadãos e condutores possam aproveitar o momento sem prejudicar o trajeto da tocha. “Para isso, orientamos à população a procurar um lugar tranquilo e mais distante dos locais isolados para estacionar o veículo. Além disso, é importante fazer o percurso a pé, para acompanhar a tocha mais de perto sem atrasar o evento”, concluiu Loureiro.
TRANSPORTE PÚBLICO – Em relação ao transporte público, durante a passagem da Tocha Olímpica, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) informou que todos os locais por onde a tocha irá passar, são lugares próximos das linhas já existentes, ou seja, não vai prejudicar o serviço, que vai continuar funcionando normalmente.
Lista das ruas, avenidas e locais por onde a tocha olímpica vai passar no sábado: Avenida Ene Garcez; Centro Cívico; Avenida Ville Roy; Rua Pedro Teixeira; Avenida Getúlio Vargas; Avenida Santos Dumont; Rua Rio Branco; Centro Histórico; Rua Araújo Filho; Avenida Glaycon de Paiva; Avenida Presidente Castelo Branco; Avenida Venezuela; Avenida das Guianas; Avenida Brasil; Avenida Centenário; Rua Corcel Negro; Rua CJ5; Rua Abdala Fraxe; Rua Mauro Campelo; Rua Olímpica (Vila Olímpica); Rua Alípio Freire; Rua Carmelo; Avenida Laura Pinheiro Maia; Avenida Nazaré Filgueiras; Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. (B.B)