Neste sábado, 25, é comemorado o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista. A data foi escolhida, pois há 130 anos, foram criados os primeiros cursos de odontologia no Brasil nas faculdades de farmácia e medicina de Salvador e do Rio de Janeiro.
Para a categoria, a data serve para lembrar a sociedade da importância dos profissionais da área. O presidente do Conselho Regional de Odontologia em Roraima (CRO-RR), Rodrigo Matoso, destacou que em Roraima a classe ainda enfrenta algumas dificuldades na questão da valorização do trabalho.
Conforme o presidente, os profissionais ainda enfrentam alguns desafios no Estado, citando como exemplo os valores cobrados pelos planos de saúde odontológicos que propõem quantias abaixo daquilo que o tratamento merece.
Matoso destacou que um dos problemas enfrentados pela população que utiliza o serviço público, é a demora no atendimento. Ele frisou que apesar dos pacientes não dormirem mais nas filas, o tempo de espera ainda é o mesmo. “Uma pessoa que marca uma consulta hoje, será atendida daqui um ou dois meses. Se o caso for grave e ela não aguenta a dor, procura uma unidade de pronto atendimento, que acaba ficando sobrecarregada de casos que poderiam ser resolvidos nas unidades básicas”, disse.
O dentista destacou a quantidade de consultórios odontológicos espalhados pela cidade. Segundo ele, a capital está saturada de profissionais, devido à falta de estrutura nos municípios do interior. “Todo profissional recém formado prefere se estabelecer na capital. A qualidade do serviço e as condições de trabalho existentes nos interior fazem com que o dentista não se fixe naquele local”, concluiu.
Matoso ainda destacou que antes de marcar a consulta com qualquer profissional, é necessário verificar se ele possui registro no Conselho da profissão. “Hoje em dia, há casos em que pessoas não habilitadas exercem a função de dentista nos consultórios. É recomendável, antes da consulta ou atendimento, verificar o nome do profissional e número de registro. Essas informações podem ser obtidas no site (http://www.crorr.org.br) do CRO-RR. Caso o cidadão encontre alguma irregularidade, ele pode denunciar a situação ao conselho”, explicou. (I.S)
Cultura