Política

Suely comemora vitória na Praça da Bandeira e no Centro Cívico

Com o final da apuração, os eleitores de Suely saíram em carreata para a Praça do Centro Cívico; a governadora eleita fez o percurso em carro aberto, junto com o marido

As ruas do Centro de Boa Vista foram tomadas pelas cores azul, vermelho e branco, tanto na Praça da Bandeira, nas proximidades da residência da governadora eleita Suely Campos (PP), quanto na Praça do Centro Cívico, em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, sede do Governo do Estado.
Nos arredores da rua Barão do Rio Branco, casa de Suely, centenas de eleitores comemoraram a vitória da coligação Salve Roraima com carros de som, bandeiras e fogos de artifício, antes mesmo do término da apuração dos votos.
A ex-policial civil Carla Duarte era uma das militantes que estava comemorando. “Sou filha de Roraima. Nós demos a resposta. Agora Roraima é nossa!”, disse Carla, que sempre votou na família Campos. “Minha avó, a parteira Patrocínia, morava aqui nessa rua [Barão do Rio Branco]. Eu sempre convivi com eles”, afirmou.
Carla espera que a saúde pública melhore com Suely no governo. “Faço um tratamento em Manaus, pois aqui, no meu Estado, não há um médico especialista em alergia. Com Suely no poder, vou poder voltar para cá e tratar-me aqui”, comentou.
O motorista Anderson Apolinário disse estar orgulhoso com a vitória de Suely. “As famílias mais necessitadas do Estado vão voltar a ter oportunidade”, disse o eleitor nascido em Roraima, assim como a governadora eleita.
Os familiares de Suely e Neudo também comemoravam. O procurador municipal Frederico Linhares, sobrinho do ex-governador, afirmou que o sentimento é de vitória. “O Estado clama por alternância de poder e reconhece a compra de votos. Agora somos um Estado republicano. Roraima deu um passo importante para a consolidação da democracia”, afirmou.
Frederico foi um dos colaboradores da campanha dos tios. “A campanha foi do tostão contra o milhão. Com poucos recursos, conseguimos a vitória. O povo queria mudança, e isso facilitou o nosso trabalho”, analisou.
Primo de Neudo, o médico Jader Linhares também comemorou. “Suely vai fazer um trabalho maravilhoso. Será ajudada pelo Neudo, que é um grande líder e tem muita experiência”, comentou.
Com o final da apuração, os eleitores de Suely saíram em carreata para a Praça do Centro Cívico. A governadora eleita chegou à praça em um carro aberto junto com o marido, os filhos e correligionários. De acordo com a Polícia Militar, o público chegou a 20 mil pessoas. Destas, dezenas queriam parabenizar Suely e, principalmente, cumprimentar Neudo. “Ele está ali do outro lado. Quero pegar na mão dele”, disse uma eleitora.
O policiamento em frente ao Palácio Senador Hélio Campos foi reforçado. Às 20h, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Polícia Militar e do Grupo de Resposta Tática (GRT), da Polícia Civil, chegaram à sede do Governo do Estado.
Dilma é reeleita, mas não vence em Roraima
A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), foi reeleita com 51,64% dos votos válidos. Em Roraima, ela venceu em dez municípios (Alto Alegre, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luís do Anauá e Uiramutã). Porém, obteve 41,10%, o que equivale a 97.329 votos.
O candidato Aécio Neves (PSDB) venceu em cinco municípios de Roraima (Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá e Pacaraima). Obteve 58,90%, o equivalente a 139.477 votos. Votos brancos ou nulos foram 5,37% (13.422 votos) e abstenções 16,43% (49.191 votos). A apuração foi encerrada à 19h30.
Os eleitores da presidente reeleita também comemoraram a vitória no Centro de Boa Vista. Com a estrela vermelha do Partido dos Trabalhadores ou com o ‘13’ no peito, os militantes petistas passeavam entre os carros com bandeiras brancas e vermelhas. Nenhum tumulto foi registrado até o fechamento da matéria. (V.V)
Conheça a trajetória de Suely  
Suely Campos (PP) é a primeira governadora de Roraima e a única mulher eleita nestas eleições para exercer o cargo no Brasil.
Maria Suely Silva Campos nasceu em Boa Vista (RR), no dia 14 de maio de 1953. Casada com o ex-governador Neudo Campos, é mãe de Emília, Danielle, Guilherme e Eduardo, e avó de 12 netos. É formada em Letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Ela foi presidente do Comitê Comunidade Solidária de Roraima. Antes disso, atuou como diretora administrativa da empresa Neudo Campos Engenharia, entre as décadas de 80 e 90. Foi secretária estadual do Trabalho e Bem-Estar Social entre os anos de 1997 e 2002, período em que também era primeira-dama de Roraima.
Suely foi eleita deputada federal em 2003. São delas as propostas para que a educação infantil e o ensino fundamental nas escolas públicas funcionassem em regime integral, e também a obrigatoriedade da instalação de posto de atendimento nas maternidades públicas para efetuar o registro civil de nascimento e conceder a certidão.
Ela foi ainda vice-prefeita de Boa Vista entre os anos de 2009 e 2012, período em que defendeu a manutenção dos restaurantes populares, que ofereciam almoço a R$ 1.
A nova governadora herdou a candidatura de seu marido, que, em setembro, renunciou por causa da Lei da Ficha Limpa. No primeiro turno, sua coligação era formada pelo PP, PTB e DEM. No segundo turno, fez alianças importantes, com o PT, PSOL, PDT, PC do B, PMN, PTC, PV, PSC, PHS, PEN e PRB, trazendo para seu grupo os outros dois candidatos a governador, Ângela Portela e Hamilton Castro; o senador eleito Telmário Mota; os deputados federais eleitos Jhonathan de Jesus e Carlos Andrade, além dos deputados estaduais eleitos Mecias de Jesus, Gabriel Picanço, Evangelista Siqueira e Soldado Sampaio. 
VICE – Paulo César Justo Quartiero é gaúcho de Torres. Nasceu no dia 16 de julho de 1952 e é filiado ao DEM. Engenheiro agrônomo, Quartiero, como é mais conhecido, é um dos maiores rizicultores de Roraima. Foi prefeito do município de Pacaraima, situado na fronteira com a Venezuela, entre os anos de 2005 a 2008. À época, era filiado ao PDT.
Foi presidente da Associação dos Arrozeiros de Roraima, entre 2005 e 2007, mesmo período em que se tornou conhecido nacionalmente como símbolo da resistência da desocupação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, onde mantinha as fazendas de produção de arroz. Já foi eleito empresário do ano pela Federação do Comércio de Roraima, recebeu Título de Cidadão Boa-vistense da Câmara Municipal de Boa Vista e Mérito Industrial pela Federação das Indústrias do Estado de Roraima.
Quartiero costuma ser convidado para se pronunciar em eventos nacionais sobre agricultura e agronegócios, a exemplo do que aconteceu na Bienal dos Negócios da Agricultura, promovida pela Federação da Agricultura do Mato Grosso, e Fórum Permanente do Agro Negócio, da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (FARSUL).