Política

Suely Campos se reúne com ministros e pede ajuda para Saúde e Agricultura

Um dos pedidos foi para que Roraima se livre da febre aftosa e outro para cirurgias ortopédicas

A governadora Suely Campos (PP) e o deputado federal Hiran Gonçalves (PP) se reuniram, nesta terça-feira, em Brasília, com os ministros da Agricultura, Blairo Maggi, e com o da Saúde, Ricardo Barros. Ao ministro da Agricultura a chefe do Executivo roraimense pediu agilidade na liberação do status livre de aftosa com vacinação. Hoje, o rebanho de Roraima totaliza 793.236 cabeças de gado.

Como resultado, o ministro anunciou a vinda de um técnico, entre os dias 27 de junho e 1º de julho, para realizar uma supervisão prévia referente à auditoria que ocorrerá em agosto deste ano. Essa supervisão tem caráter orientativo e auxiliará na correção de eventuais problemas para que em agosto, quando ocorrer nova auditoria, Roraima conquiste o status livre de aftosa com vacinação. O último foco de aftosa no Estado foi detectado em 2001. Hoje não há vírus circulante no Estado, conforme resultado de sorologia feita pelo Mapa.

“Foi uma reunião bastante proveitosa. Fui pessoalmente aos escritórios da Aderr [Agência de Defesa Agropecuária de Roraima] e constatei que 95% dos cadastros do rebanho do Estado estão prontos”, afirmou a governadora ao acrescentar que o ministro Maggi foi enfático ao dizer que é meta do Governo Federal garantir o status de livre de aftosa com vacina em todo o País.

A expectativa é que, após nova auditoria, até setembro, com a divulgação do relatório, Roraima seja considerado com o status livre de aftosa com vacinação e até 2018, atingir o status internacional.

SAÚDE – Em reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a governadora Suely Campos solicitou a concretização de um acordo para a realização de cirurgias ortopédicas, implantação do serviço de radioterapia e apoio para a construção de mais um bloco no Hospital das Clínicas, no bairro Pintolândia, na zona Oeste de Boa Vista, além de custeio de débitos referentes a leitos de retaguarda. A audiência teve a participação do deputado federal Hiran Gonçalves (PP).

Foram discutidas as pendências de emendas parlamentares, já liberadas, voltadas para a Saúde. O ministro se mostrou sensível às reivindicações e disse que vai analisar todos os pleitos. Para isso, foi acertado o detalhamento de cada pedido em uma reunião pré-agendada para a próxima semana, também em Brasília, com o secretário estadual de Saúde, César Penna.

Para Suely Campos, a reunião foi proveitosa, uma vez que a concretização destas demandas irá trazer inúmeros benefícios para a população. “São questões importantes para o nosso Estado, por isso temos esperança de que iremos conseguir o apoio do Governo Federal para proporcionar mais estas melhorias para a Saúde da nossa população”, enfatizou.