Qualquer pessoa, seja gorda, magra, alta, baixa, jovem ou mais velha pode querer ter um book com fotografias de si mesma. É em cima dessa visão que estúdios de fotografia encontraram oportunidades de negócio. Eles buscam realçar a beleza de pessoas comuns e, assim, alimentar sua autoestima. Esse é o caso da fotógrafa Samara Cordeiro, de 21 anos, nascida em Cruzeiro do Sul, no Acre. Ela, além de trabalhar com fotojornalismo, é fotógrafa de books e busca, por meio da imagens, fazer com que as pessoas gostem de como se veem.
Segundo ela, o ínicio na fotografia foi por acaso, ela era maquiadora. Fazer com que a pessoa se sinta bela e estilosa sempre foi sua paixão. “Eu fazia a maquiagem para os books, até que comecei a fotografar sem grandes pretensões, mas os clientes foram surgindo. Comecei com uma câmera emprestada, até que juntei dinheiro suficiente para comprar a minha tão sonhada câmera fotográfica”, relata.
Segundo ela, a fotografia era um sonho distante. “Sempre via em filmes, quartos vermelhos usados para revelar o filme. Hoje com a tecnologia as coisas são diferentes, mas só é possível ser um bom fotógrafo através de dedicação aos estudos” conta.
Ela explica que cada trabalho é personalizado de acordo com o gosto do cliente. Começa com uma reunião para descobrir os gostos, hobbies, cotidiano e o que cada pessoa quer mostrar e quais são as motivações para o ensaio. “Ser fotógrafo de book é poder registrar momentos e o que cada um tem de melhor, na fotografia de pessoas, os seus melhores momentos, ângulos”, contou.
De acordo com Samara, a proposta é sempre aumentar a autoestima das pessoas. A produção, que conta com maquiagem e figurino, dependendo do pacote, dura cerca de duas a três horas. Durante o ensaio, o trabalho é feito para que as clientes sintam confiança em si mesmas e se soltem.
A maior procura pelo serviço é feita por mulheres, maioria entre 18 e 40 anos. Apesar do tratamento de imagem que ilumina algumas fotos, não há modificações na modelo, como deixá-la mais magra ou aumentar o nariz. A ideia é deixar as fotos o mais natural possível.
“Gosto que as pessoas vejam o quanto são bonitas. Sempre quando mostro as fotos, na câmera, durante as sessões, as clientes dizem “Nossa! Nem parece eu!”, e é essa reação que me deixa mais feliz”, relatou.
Dica para posar em um ensaio
É cada vez mais comum fazer ensaios de namorados, de família, individuais e até mesmo ensaios de moda com pessoas sem experiência em posar. A fotógrafa deu algumas dicas na hora de posar para o click.
“Hoje em dia, muitas pessoas procuram fotógrafos profissionais para registrar várias fases da vida. Use ao máximo a criatividade na hora de fotografar! Procure explorar bastante o lugar e o modelo! Muitas pessoas são tímidas e não são todas as que conseguem fazer poses naturais durante o book. Para isso, é interessante uma conversa prévia antes de começar a sessão de fotos”, recomendou.
Para conhecer mais do trabalho de Samara Cordeiro, pesquise no facebook e instagram (Cordeiro Samara), pelo email ([email protected]) ou pelo telefone (95) 98113 58 94.