Política

Ministro dos Transportes assina contrato de viabilidade econômica da BR-210

Rodovia facilitará a importação de insumos, reduzir custos logísticos e estimular o crescimento de municípios

O sonho de ver a BR-210, também conhecida como Perimetral Norte, concluída e interligando o Município de Caroebe, no Sul de Roraima, a Santarém, no Pará, começa a tornar-se realidade com a assinatura do contrato do estudo de viabilidade econômica da rodovia feita pelo ministro dos Transportes, Maurício Quintella, na sexta-feira passada, dia 24, durante o Fórum de Debates realizado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (CEDES), em Santarém (PA), onde foi discutida a logística voltada para o Arco Norte.

O anúncio foi feito pelo deputado federal Remídio Monai (PR) em entrevista ao programa Agendar Parlamentar deste sábado pela Rádio Folha AM 1020.  Ele falou que o ministro fez anúncios animadores para a região Norte, como a retomada das obras do Arco Norte com a injeção de novos recursos.

Monai, que é relator do estudo e proponente da iniciativa, destacou que a Perimetral Norte será a porta de entrada do estado de Roraima e do Amapá para o restante do Brasil e para o mundo.

“Hoje os estados de Roraima e Amapá vivem sob isolamento, um de costas para o outro, e a BR-210 irá proporcionar a interligação entre os estados que estão despontando como novas fronteiras agrícolas do País”, disse. “Claro que isso é apenas o começo de tudo e que não é um projeto de uma só pessoa, mas que precisamos da união e apoio da bancada federal de Roraima e dos outros estados do Norte para executar o projeto”, frisou. “Com a conclusão das obras, a expectativa é de que ela traga benefícios tanto para o desenvolvimento regional como para as questões sociais”, afirmou.

Para o deputado, a BR-210 irá facilitar a importação de insumos, reduzir custos logísticos e estimular o crescimento de mais de 12 municípios no entorno da rodovia. “Economicamente, a BR-210 vai melhorar o escoamento da produção, permitir o melhor fluxo de produtos, bens de consumo, pessoas e facilitar as exportações nos estados de Roraima, Amapá e Amazonas através do porto de Santarém”, disse.

O parlamentar destacou que o evento realizado em Santarém cumpriu seu papel para a consolidação do estudo do CEDES com as propostas apresentadas. “Estou muito satisfeito com as contribuições propostas no evento por vários atores da sociedade e estas sugestões vão subsidiar proposições legislativas para que ajudem a eliminar os gargalos logísticos da região. O desafio é estabelecer outras rotas de escoamento com maior eficiência e com menores custos logísticos. São questões de extrema relevância ao reequilíbrio econômico do Brasil e que exige um trabalho em conjunto para a efetiva concretização dos objetivos propostos”, frisou.

Ele ressaltou que na pauta do fórum foram discutidos temas referentes à infraestrutura logística, agenda de futuro do Governo Federal e os entraves ao desenvolvimento econômico da região. Disse ainda que o estudo do Arco Norte foi idealizado para propor alternativas que impulsionem o desenvolvimento da região e do País.

“Defendemos e acreditamos na viabilidade do corredor logístico pelos portos da região Norte e no protagonismo forte estado do Pará na consolidação deste projeto. O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, também reafirmou o compromisso do Governo Federal com os empreendimentos do Arco Norte”, disse.

Além do ministro dos Transportes, Maurício Quintella, o fórum contou com a participação do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro, além de autoridades da região Norte. (R.R)
 
Estudo será publicado e distribuído para parlamentares
 
Remídio Monai explicou que, quando concluído, o estudo “Desafios do Arco Norte”, assim como os demais trabalhos conduzidos pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (CEDES), resultará em uma publicação impressa e virtual e será distribuída para os parlamentares do Congresso Nacional, consultores legislativos e de orçamento, acadêmicos, gestores, universidades, bibliotecas e especialistas afins com a matéria estudada.

O deputado informou que o estudo é presidido pelo deputado Lúcio Vale (PR/PA) e tem ele como relator, abrange as áreas de logística, planejamento e política de transportes, integração intermodal, formas utilizadas para captar investimentos e marcos regulatórios, licenciamento ambiental, portos, hidrovias, ferrovias e rodovias (inclusive o prolongamento do BR-210) e tem por objetivo final a apresentação de proposições legislativas que efetivamente aumentem a segurança jurídica dos investidores e contribuam para alavancar os necessários investimentos em infraestrutura.

“Este estudo vai mostrar toda a preocupação em minimizar os impactos ambientais e culturais nas áreas indígenas próximas à rodovia de modo a anteciparmos aos fatos e resolver os possíveis problemas, como por exemplo, animais que possam estar atravessando a pista e instalação de postos de fiscalização do Ibama em pontos estratégicos”, disse.  

Ele ressaltou ainda que Roraima foi o Estado com melhor representatividade no Fórum. Além dos integrantes da iniciativa privada, estiveram presentes o secretário de Planejamento do Estado, Alexandre Henklain, e o adjunto da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Volney Costa. Além dos deputados estaduais Naldo da Loteria (PSB), Francisco Mozart (PRP), Gabriel Picanço (PRB), Chicão da Silveira (PDT) e Lenir Rodrigues (PPS), o prefeito de Caroebe, Paulo Ortiz, e vereadores. (R.R)