Esporte

De Roraima para a seleção olímpica: Thiago Maia chega ao auge da carreira

Com apenas 19 anos, o camisa 29 do Santos é um dos 18 jogadores que estarão no time que buscará a inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos

A convocação para a seleção olímpica é mais um fato que prova que o volante Thiago Maia vive o auge de sua carreira. Com 19 anos, o camisa 29 do Santos é um dos 18 jogadores que estarão no time que buscará a inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio-2016. Thiago torna-se, ainda, o primeiro atleta olímpico da história de Roraima.

E o melhor está por vir. Ele pode jogar ao lado de estrelas como Neymar, que defendeu o Santos profissionalmente entre 2009 e 2013. Além do atacante do Barcelona, Thiago Maia pode ter a oportunidade de atuar com Douglas Costa, do Bayern de Munique, e com o goleiro do Palmeiras, Fernando Prass, uma das maiores surpresas da lista divulgada nesta quarta-feira, dia 29, pelo técnico Rogério Micale.

A seleção olímpica reúne jogadores com idade até 23 anos, mas abre exceção para três vagas para atletas com idade superior, como é o caso dos três jogadores citados. O time do roraimense ainda terá outros dois representantes: o lateral Zeca e o atacante Gabriel, o Gabigol.

Antes de ser convocado para a seleção olímpica, Thiago Maia fizera história no futebol roraimense por ter sido o primeiro do Estado a ir à seleção brasileira nas categorias Sub-17 e Sub-20. Neste ano, a convocação para o time que disputará a Rio-2016 virou uma realidade que ainda era tida como sonho em entrevistas concedidas à Folha, em 2014 e 2015.

Nesta quarta-feira, o jogador do Santos escreveu nas redes sociais que está “muito feliz pela chance de defender as cores do meu país nos Jogos Olímpicos. É a realização de um sonho. Agradeço a Deus pela oportunidade ÚNICA (sic), e também aos meus pais, familiares, santistas e ao povo de Roraima pelo apoio de sempre.”.

A alegria que invadiu o coração do volante roraimense contagiou boa parte dos roraimenses, que declaram “boa sorte” e “parabéns” ao jogador santista nas redes sociais. Contagiou, principalmente, a família de Thiago Maia.

O pai do jogador, Joel de Jesus Alencar, assistia do sofá de casa a convocação pela televisão. Ao ouvir o nome do filho, deu um pulo, aos gritos, e caiu aos prantos de emoção. O vídeo da cena “viralizou” no Facebook de um portal esportivo, alcançando cerca de oito mil “curtidas”.

“Foi emoção demais. Tudo é muito louco. Não tem como descrever isso não. Você olhar lá atrás e ver de onde ele saiu, para estar numa Olimpíada, não tem como segurar as lágrimas”, disse Alencar, à Folha.

E no mesmo embalo, Marco Andrade do Nascimento, o Marquinho Cai-Cai, que foi professor de Thiago Maia no Extremo Norte – última escolinha do jogador antes dele mudar-se para São Paulo -, disse que esperava pela convocação do roraimense.

“Eu estava muito confiante, porque tudo do Thiago foi sem esperar. Na primeira convocação, por exemplo, não se estava esperando. Como tudo estava acontecendo dessa forma, sabia que ele estaria na relação”, declarou Cai-Cai.

APRESENTAÇÃO – A seleção olímpica se apresenta no dia 18 de julho, na Granja Comary, no Rio de Janeiro. Serão nove dias de treinos antes do embarque para Goiânia (GO), no dia 27, quando o time enfrenta o Japão, no último amistoso antes da estreia na Rio-2016. A partida será no estádio Serra Dourada, em 30 de julho.

A seleção brasileira estreia na Olimpíada no dia 4 de agosto, contra a África do Sul, no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. No dia 7, no mesmo local, o time do técnico Rogério Micale enfrenta o Iraque. O Brasil encerra a primeira fase contra a Dinamarca, no dia 10, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).