Os candidatos do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) farão as provas nos dias 8 e 9 de novembro, às 13h, horário de Brasília. Em Boa Vista, será às 11h no horário local. Os participantes já podem verificar o cartão de confirmação de inscrição, que pode ser acessado utilizando o numero de CPF e a senha que foi elaborada no momento de inscrição para o processo. Em caso de perda da senha, o candidato poderá restaurá-la através da indicação do número de CPF e data de nascimento no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem.
Os participantes que não conseguirem ter acesso ao cartão pela internet poderão ligar no número 0800-616161 e obter informações. Haverá atendimento especializado para participantes com deficiência física e os sabatistas (pessoas que são adeptas de religião que resguarda o sábado) terão horário de prova diferenciado. A prova para estes candidatos será aplicada às 18h.
Serão quatro provas objetivas, cada uma contendo 45 questões de múltipla escolha e uma redação com duração de 4 horas e 30 minutos. Os locais de prova serão informados no cartão de confirmação de inscrição do candidato que, além de estar disponível no site do Inep, serão enviados ao endereço do participante informado quando se inscreveu. No dia da prova é obrigatório o candidato levar documento de identidade com foto. Caso o candidato não tenha o RG, pode levar Carteira de Trabalho, identificação emitida por ordem ou conselhos de classe ou ainda passaporte.
É importante que o participante chegue ao lugar da realização da prova com pelo menos uma hora de antecedência, levando caneta esferográfica preta. Se estiver portando celular ou qualquer outro equipamento eletrônico, deverá ser desligado. Somente duas horas após o início da prova o candidato poderá sair. Antes disso pode ser eliminado do certame e, para levar o caderno de provas, só quando estiver faltando 30 minutos do término do exame.
SEGURANÇA – Em Roraima, a Polícia Militar já providenciou um esquema de segurança durante a realização das provas. O coronel Santana, da PM, explicou que a estratégia está planejada. “O efetivo irá fazer a guarnição desde o momento da entrega dos malotes com as provas, que chegarão aos locais de aplicação das provas até o envio das mesmas para os Correios”, disse.
O coronel ainda destacou que essa é a 6ª vez que policiais militares fazem o procedimento de segurança durante a realização do Enem. As equipes que salvaguardarão o processo serão constituídas apenas de policiais militares. (T.C)
Cotidiano
Provas do Enem serão aplicadas em dois dias
Serão quatro provas objetivas, cada uma contendo 45 questões de múltipla escolha e uma redação com duração de 4 horas e 30 minutos