Política

Para cumprir legislação eleitoral, Prefeitura retira site e redes sociais

Mídias sociais da Prefeitura de Boa Vista deixarão de publicar conteúdos e ficarão indisponíveis durante o período eleitoral

A Prefeitura de Boa Vista deixará de publicar conteúdos noticiosos em suas páginas na internet, além de retirar do ar suas páginas em redes sociais. A medida foi anunciada nesta quinta-feira, 30. O processo visa atender à legislação eleitoral, que estabelece uma série de restrições para a divulgação de atos do poder público durante o período eleitoral.

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), deverá ser candidata à reeleição. “Para que políticas públicas não se confundam com políticas partidárias, a legislação eleitoral recomenda que esses canais sejam suspensos. E assim será. Desde 2013, a prefeitura tem sido transparente e coerente com as decisões de legalidade. Será agora mais uma vez.”, afirma a nota publicada pela Prefeitura.

As áreas de serviços do portal da Prefeitura continuarão funcionando para o uso dos internautas, que também poderão ser atendidos em suas demandas por meio do telefone 156. A equipe de comunicação da Prefeitura também continua trabalhando normalmente. Apenas as mídias sociais da prefeitura deixarão de publicar conteúdos e ficarão indisponíveis durante o período eleitoral.

Com mais de 29 mil seguidores, a página anunciou que cumprirá rigorosamente a determinação legal de suspender a divulgação de publicidade em qualquer meio de comunicação. “A atual gestão acredita que as redes sociais são canais importantes para esclarecer informações e estreitar a comunicação com a população, seja para responder críticas ou compartilhar o sentimento de amor pela cidade”, frisou a nota.

A suspensão aconteceu porque a chamada publicidade institucional fica proibida três meses antes das eleições, segundo o calendário oficial. A propaganda eleitoral começa oficialmente a partir do dia 16 de agosto, 47 dias antes das votações, que devem acontecer, neste ano, no dia 2 de outubro. O período eleitoral começa 45 dias antes das eleições, quando já estarão definidos os candidatos.

CÂMARA – A Câmara de Boa Vista também avalia medidas restritivas, mas, até o fechamento da matéria, não havia feito alteração em suas redes sociais ou sites.