Política

Relatório sobre Neudo será encaminhado ao Judiciário

Os deputados membros da Comissão de Defesa dos Direitos e Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa de Roraima aprovaram, na manhã de ontem, 30, um relatório de autoria do deputado Soldado Sampaio (PCdoB), produzido a partir de uma visita ao ex-governador Neudo Campos na PAMC, realizada na terça-feira, 28.

O relatório, que deverá ser encaminhado ao Poder Judiciário, descreve as condições a que Neudo foi submetido no presídio, seu atual estado de saúde, as ameaças de possível rebelião e a forma com que o ex-governador foi retirado do hospital mesmo sem autorização médica.

O presidente da Comissão, deputado Joaquim Ruiz (PTN), explicou: “Estão no relatório todas as situações que nós comprovamos pessoalmente que existem e pedindo que a Justiça tome providências pela segurança e pela saúde do ex-governador”.

A visita ao presídio foi um pedido do deputado Brito Bezerra (PP), líder do governo na Assembleia. Ele lembrou que foram divulgadas gravações de presos com ameaças de rebelião e à vida do ex-governador. “O presídio não oferece condições de segurança, tendo em vista ameaças em gravações de presidiários que lá estão e que pode haver uma rebelião”, destacou Bezerra.

A votação foi unânime na Comissão e os deputados Gabriel Picanço (PRB), Lenir Rodrigues (PPS) e Aurelina Medeiros (PTN), mesmo não sendo membros, disponibilizaram-se em acompanhar os trabalhos. O relatório deverá ser encaminhado também à Comissão de Diretos Humanos da Seccional Roraima da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).