Entretenimento

Jovens fazem voluntariado para ajudar crianças em abrigos

Com muito amor e dedicação, um grupo de jovens criou o ‘Arte & Vida – Gerando Sorrisos’ para promover o bem. O grupo funciona como uma espécie de organização sem fins lucrativos, que atua junto a instituições, orfanatos e casas de apoio em busca de transformar a vida de crianças carentes por meio de uma relação de amizade.
São jovens voluntários, estudantes e profissionais das mais diversas áreas, que buscam dar o melhor de si para alcançar o desenvolvimento desses pequenos por meio de ações positivas no âmbito cultural, socioambiental, recreativo e esportivo. Eles realizam atividades em datas comemorativas e visitas uma vez por mês.
O Arte Vida surgiu com a ideia de Carol Oliveira, de 19 anos no dia das crianças do ano passado, no abrigo infantil Pedra Pintada, localizado no bairro Centenário. Ela conta que o voluntariado começou na escola, onde teve oportunidade de ajudar crianças através de um projeto. Ao sair do ensino médio, ela necessitou dar continuidade e assim convidou outros amigos para uma ação social.
“O objetivo é fazer algo pelo próximo envolvendo a juventude. O projeto tem como objetivo agregar pessoas dispostas a fazer o bem, criar elos de responsabilidade social e ajudar na formação e no desenvolvimento da sociedade em benefício da infância de crianças de baixa renda” explicou.
Segundo Fernanda Cavalcante, de 21 anos, que também é membro do grupo, a proposta é a formação de cidadãos por meio da transmissão de valores humanos e de atividades culturais, esportivas e recreativas.
Ela explica que as atividades culturais são importantes para a convivência e são capazes de prevenir a violência, desenvolver a autoestima e a autonomia das crianças e adolescentes. “As atividades artístico-culturais possibilitam o conhecimento e a valorização da cultura local, a integração social e o espírito esportivo” explicou.
As atividades são divididas entre os membros do grupo, contando com o envolvimento do maior número possível de jovens nos projetos em favor das crianças mais carentes. “A intenção é que a ideia contagie as outras pessoas, é dedicar um pouco do nosso tempo e ser agente de transformação através da promoção de valores humanos, amizade e respeito”, explicou Fernanda.
Existem muitas formas de ajudar o grupo. Pode ser com doações de alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos e até com fantasias que poderão ser usadas para brincadeiras. A programação acontece geralmente aos sábados. Os interessados podem obter informações através do telefone 9141 5133.