As alianças e articulações políticas no interior do Estado estão cada vez mais intensas. A disputa nas urnas promete ser acirrada no Município de Cantá, distante 30 quilômetros da Capital, a Centro-Leste do Estado. O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), comandado no Estado pelo deputado estadual Coronel Chagas, vice-presidente da Assembleia Legislativa, confirmou que vai lançar candidato próprio à prefeitura de diversos municípios.
No Cantá, quem deve disputar o cargo de prefeita será Kátia Gonçalves, que hoje lança seu nome na pré-convenção como possível candidata. O encontro será na sede do Clube Poeirinha, por volta de 16h. “Por eu já ter um trabalho com as mulheres e uma associação no Cantá e saber o que falta e necessita no meu município, fui escolhida como candidata. A saúde e educação serão meu foco, pois sei das necessidades da sede e das vilas”, disse. Ela explicou que seu trabalho é voltado para gerar emprego e renda para mulheres do campo, da cidade, ou indígena. “Meu foco é a mulher”, frisou.
O partido intensificou a mobilização para as eleições de 2016 e busca maior número de filiados e novas lideranças. No Cantá terá 12 candidatos a vereadores e tem expectativa de eleger ao menos dois representantes, conforme explicou Juvenal Freitas, coordenador da campanha.
Junior da Wanda, que está atuando como articulador na campanha, explicou que o Governo Federal tem trabalhado na inclusão da mulher na política e que, além da atual prefeita do Cantá, Roseny Cruz Araújo (PMDB), somente Kátia vai participar como candidata mulher ao cargo majoritário. “O nome dela causou certo alvoroço na cidade, pois o nome dela é simpático para a comunidade e estamos com grande expectativa”, frisou.
Em entrevista à Folha, Kátia disse que o Município do Cantá é esquecido, apesar de ter quase 20 mil moradores e 11 mil eleitores. “Estamos esquecidos e falta alguém para lutar pela população, pois estamos sem condições principalmente para a saúde. Vamos fazer uma gestão estratégica para melhorar a vida dos moradores”.
O PRTB vai realizar campanhas de filiações em Boa Vista e em vários municípios como o Cantá com a finalidade de ampliar os quadros de filiados e, a partir disso, montar boas chapas proporcionais que permitam sonhar com a conquista de espaços nas câmaras e, quem sabe, ganhar prefeituras no interior.