Política

Dez candidatos devem disputar Prefeitura de Boa Vista este ano

Conforme a Lei Eleitoral, as convenções devem acontecer de 20 de julho a 5 de agosto

Em Boa Vista, cerca de dez pré-candidatos devem concorrer ao cargo de prefeito da capital. Quem confirmou a candidatura à reeleição até agora foi Teresa Surita (PMDB).

Os possíveis nomes indicados são: Roberto Ramos (PT), ex-reitor na Universidade Federal de Roraima, Jeferson Alves (PDT), Alex Ladislau (PRP), advogado, Mozarildo Cavalcanti (PTB), ex-senador, Kalil Coelho (PV), médico, Izamar Ramalho (PHS), pastor, Robert Dagon e Hiran Gonçalves (PP), que deve ter como vice Aline Rezende.

Um candidato da Rede Sustentabilidade também deve ser lançado, mas o nome não foi revelado até o momento. Conforme a Lei Eleitoral, as convenções devem acontecer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016.

Este ano ainda tem a possibilidade de um segundo turno entre os candidatos. Com auxílio da campanha “200 mil + 1”, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) já alcançou 200.703 eleitores cadastrados.

A partir deste pleito, o candidato à prefeitura de Boa Vista deve obter maioria simples dos votos (50%+1) para ganhar a disputa em primeiro turno. Caso ninguém a obtenha, será convocado o segundo turno com os dois candidatos mais bem votados. O primeiro turno das eleições será dia 2 de outubro.

PRAZOS

Para quem pretende disputar as eleições, o registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios deve ser feito até as 19h do dia 15 de agosto deste ano. A campanha eleitoral terá 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV será de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto, no primeiro turno.