O deputado federal Hiran Gonçalves (PP) confirmou que recebeu o convite da governadora Suely Campos, também do PP, para ser o pré-candidato do grupo governista na disputa pelo Palácio 9 de Julho, sede da administração do Município de Boa Vista, nas eleições de outubro deste ano. A afirmação se deu neste sábado em entrevista ao programa Agenda Parlamentar, pela rádio Folha AM 1020. Hiran também confirmou que houve a indicação do nome da vereadora Aline Rezende (PRTB) como sua pré-candidata a vice na chapa.
“A governadora Suely Campos tem se manifestado pelo meu nome como pré-candidato do governo nas eleições municipais, compondo uma chapa com a vereadora Aline Rezende”, afirmou. “Fico lisonjeado, pois é muito bom ser lembrado, mas tenho noção da minha responsabilidade e da importância dessa decisão na minha vida pública, por ser um médico muito conhecido, ser ficha limpa. Mas entendo que só isso não basta para ser candidato”, ressaltou. “Para que isso [a pré-candidatura] possa se consolidar, precisamos construir um grupo forte conquistando a adesão de outras forças políticas e hoje não estou seguro de que possa ser o pré-candidato nestas eleições. Preciso sentir essa segurança de que serei a confluência dessa força para enfrentar esse processo eleitoral, que será difícil, mas não impossível”, frisou.
Ao ser indagado se já poderia afirmar que seria ou não o pré-candidato do PP nas eleições municipais de outubro próximo, Hiran citou uma série de ações que ainda devem ser definidas. “Não posso confirmar agora, pois depende ainda de conversações e de compromissos”, disse. “Só seria candidato se fosse com um aglomerado de forças políticas que me ajudassem e indicassem que são suficientes para emplacar uma campanha vencedora, pois não posso sair de uma campanha política para prefeito menor do que entrei. Isso tem que ser considerado”, frisou.
Ele afirmou que durante reunião da governadora com deputados da base, no mês passado, Suely teria reforçado sua pretensão de indicar seu nome para concorrer ao Palácio 9 de Julho. “Mas ainda não bati o martelo e não definimos essa posição até construir uma base sólida. Até identificar nomes melhores que o meu e que possa ter uma performance eleitoral melhor que a minha, e se isso acontecer apoiarei”, disse.
Hiran citou o fato de que pela primeira vez Boa Vista haverá eleições com a possibilidade de ser decidida em dois turnos. “Teremos pela primeira vez a disputa eleitoral em segundo turno e por essa razão temos que estudar, conversar e definir bem sobre a formação da força desse grupo político para que essa decisão seja feita com seriedade e que seja a mais correta”, frisou.
Ele creditou a indicação de seu nome para concorrer ao pleito com apoio do Governo do Estado ao fato de sempre respeitar os espaços de cada um e as decisões do partido político do qual é presidente. “Vim ser presidente do Partido Progressista e não fiz grandes mudanças, mas prestigiei quem já estava no partido e trouxe pessoas que precisava para fortalecer o grupo e, dessa forma, nesta reta final de conversações, sair com uma candidatura forte do PP para as próximas eleições”, disse.
PRÉ-CANDIDATOS – Além de Hiran Gonçalves, pelo menos mais nove pré-candidatos devem concorrer ao cargo de prefeito da Capital. Até o momento, a prefeita Teresa Surita (PMDB) confirmou candidatura à reeleição. Os prováveis nomes que devem disputar o pleito de 2 de outubro são do ex-reitor da Universidade Federal de Roraima, Roberto Ramos (PT), Jeferson Alves (PDT), advogado Alex Ladislau (PRP), ex-senador Mozarildo Cavalcanti (PTB), médico Kalil Coelho (PV), pastor Izamar Ramalho (PHS) e o funcionário público Robert Dagon (PSOL). Um candidato da Rede Sustentabilidade também deve ser lançado em breve.
PRAZOS – Para quem pretende disputar as eleições, o registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios deve ser feito até as 19h do dia 15 de agosto deste ano. A campanha eleitoral terá 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV será de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto, no primeiro turno. (R.R)
PP terá quatro prefeitos candidatos à reeleição
O Partido Progressista (PP) pretende lançar candidatos majoritários na maioria dos municípios de Roraima e as conversações neste sentido já começam a definir algumas pré-candidaturas e a confirmar candidatos à reeleição, como nos casos dos atuais prefeitos de Rorainópolis, Adilson do Asa; de São Luiz do Anauá, Edson Leite; de Mucajaí, Josué Matos; e de Normandia, Jairo Araújo.
“Quando nos filiamos ao PP, tínhamos dois prefeitos filiados e hoje temos quatro prefeitos no nosso quadro, com a vinda de Josué Matos e Jairo Araújo, que se juntam a Adilson do Asa e a Edson Leite, que são todos candidatos natos em seus municípios”, disse. “Isso demonstra a credibilidade e a capacidade que o partido tem de prestigiar suas bases”, frisou Hiran Gonçalves, presidente do PP em Roraima.
Além dos candidatos à reeleição, Hiran citou a construção das pré-candidaturas majoritárias em pelo menos em oito municípios do interior. Em Bonfim, o atual vice-prefeito, Joner Chagas, será candidato a prefeito com Roberto da Cerr como vice, na ausência da prefeita Lisete Pies, que já confirmou que não vai disputar a reeleição.
No Cantá, o PP ainda terá que definir entre três pré-candidatos que colocaram seus nomes na disputa: André, delegado Maique e Silvia. Em Alto Alegre, Hiran afirmou que o deputado Chicão da Silveira está em conversação com alguns nomes e será o responsável pela condução da política do PP naquele município. “Ainda não temos um nome de consenso em Alto Alegre, mas estamos escutando o líder da região, que é o deputado Chicão, e devemos definir nos próximos dias”, disse.
Em Caroebe, a pré-candidatura já está confirmada e o partido já busca fortalecer a candidatura de Bob em torno de outras siglas. No município de São João da Baliza, o pré-candidato do PP é Serafim, que já foi prefeito do município.
Em Pacaraima, o PP tem como pré-candidata Teia Mota. “Estamos construindo a coligação com o PMN e outros partidos para indicação do vice”, afirmou. Em Iracema, o apoio do PP é em torno da pré-candidatura de Adinoel. Em Caracaraí, estão acontecendo conversações em torno de uma chapa com a base do Governo em torno de um nome de consenso.
CONVENÇÕES – O presidente do PP, Hiran Gonçalves, informou que já definiu junto com as lideranças do Partido Progressista de que a sigla não vai esperar até o dia 5 de agosto, último dia de prazo dado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para realizar suas convenções, tanto no interior do Estado quanto na Capital.
“Vamos realizar nossas convenções municipais bem antes do prazo final, tanto nos municípios do interior quanto na Capital por entendermos que este ano o período eleitoral será mais curto e nossos candidatos precisam de mais tempo para abrir suas contas, conseguir CNPJ e que possam receber doações de pessoas físicas e ter sua propaganda eleitoral”, justificou. (R.R)