A unidade regional de Roraima do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) foi uma das quatro regionais do Norte a ser contemplada com a instalação de um simulador de direção para seus cursos e treinamentos dentro do projeto nacional “Simulador de direção Sest/Senat – Eficiência e Segurança no Trânsito”, que disponibilizará 60 equipamentos híbridos para capacitar motoristas de caminhão, carreta, ônibus e transporte escolar.
Segundo informou a coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Sest/Senat, Luana Barbosa Menezes Cordovil, o equipamento deve estar instalado até o início de 2017. “Já iniciamos o processo de licitação para a construção de uma sala específica para a instalação do simulador. Devemos estar funcionando em janeiro de 2017, embora o prazo para que os simuladores, em todo Brasil, estejam funcionando seja até junho de 2017, mas queremos iniciar bem antes”, afirmou.
Luana informou que Roraima foi uma das quatro unidades contempladas pelo projeto entre os estados da região Norte. Além de Boa Vista, Belém (PA), Manaus (AM) e Rio Branco (AC) também foram contempladas. Ela explicou que os simuladores serão usados nos treinamentos, capacitações e cursos oferecidos pelo Sest/Senat.
“A infraestrutura utiliza recursos de alto padrão tecnológico e didático, com sistema de som e imagens e cinco cursos estarão sendo lançados, já adaptados ao equipamento e os conteúdos abordam temas como condução segura e econômica, situações de risco, uso de tecnologias embarcadas, aperfeiçoamento de motoristas para o transporte de passageiros e cargas especiais e manobras”, disse.
Para isso, Luana informou que os instrutores do Sest/Senat receberão treinamento específico para a utilização do equipamento e repassar o conteúdo para os motoristas nos cursos que serão oferecidos. “São cursos especializados para o setor do transporte, tanto para motoristas do transporte escolar, de passageiros e para os condutores de carga. Nos cursos os motoristas vão se deparar com equipamentos de tecnologia mais avançada e vivenciar simulações de risco e manobras que podem acontecer no dia a dia nas estradas e na cidade”, afirmou.
Os cursos oferecidos serão voltados para motoristas do setor de transportes e não precisa ser associado do Sest/Senat para se inscrever. “O nosso foco são os motoristas das empresas do setor de transporte, mas também atendemos à comunidade. Basta o interessado nos procurar e fazer a inscrição, quando estas tiverem iniciadas. Nossa intenção é aprimorar o treinamento de motoristas profissionais de cargas e de passageiros, aumentar a segurança e reduzir os custos dos transportadores”, frisou.
Luana destacou que a direção segura e eficiente é fundamental para a redução de acidentes e mortes no trânsito e ainda para a economia de combustível, menor custo de manutenção dos veículos e menos impacto ao meio ambiente. “Além de contribuir para a segurança, o treinamento com os simuladores será importante para a redução de custos dos transportadores. O projeto atende à missão do Sest/Senat de promover o desenvolvimento profissional dos trabalhadores do setor de transporte e a responsabilidade socioambiental”, frisou.
Serão investidos R$ 41,56 milhões no projeto em todo o País, que contempla também o desenvolvimento de cursos, horas técnicas de manutenção, capacitação de instrutores e proposta pedagógica. Cada simulador custa, em média, R$ 692,7 mil. Os alunos precisam ter carteira de habilitação nas categorias C, D ou E.