Após nove horas de trabalhos, os três artistas venezuelanos do Coletivo Urbano Aborigen terminaram o trabalho artístico na entrada do bloco 1, da UFRR.
A intervenção faz parte das atividades culturais do Intercom Norte 2016 e será entregue oficialmente para a Universidade no dia 8 de julho.
A pintura passará a fazer parte do Bloco I, onde funcionam os cursos de comunicação, letras, artes visuais, libras e música.
A artista plástica Maria Borrero explica que a obra foi pensada há um mês, quando firmaram parceria para o grupo participar do evento. A comissão entrou em contato e enviou a foto do local da pintura.
“Sentamos e pensamos no que íamos fazer. Mas como sempre, o desenho oficial foi sendo modificando conforme fomos pintando”, comenta a artista.
O trabalho do Coletivo aborda a cultura indígena e leva o público a refletir sobre as origens humanas.
“Queremos que as pessoas lembrem que os índios estavam aqui antes de todos. Retratamos essa vertente como forma de romper com os preconceitos que ainda existem”, completa a artista.
A imagem representa dois índios: um da etnia Yanomami e outro da Kayapo. A pintura faz parte da série de intervenções culturais que ocorrem no Intercom Norte 2016.
“Ainda não está totalmente pronta. Na sexta-feira (8) vamos pintar o corpo de uma modelo para participar da entrega oficial da obra”, enfatiza.
Urbano Aborigen – Criado há cinco anos na Venezuela, o Coletivo é composto por sete artistas. As pinturas são voltadas para a cultura indígena e buscam uma formação livre e cultural nos espaços públicos.